As compras via comércio eletrônico representaram 25,1% de todas as transações com cartões no primeiro semestre de 2014. É o que indica um relatório divulgado pela Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.
De acordo com o levantamento, o cartão de crédito foi mais usado pelos e-consumidores nesses meses, com 18,8% de todas as movimentações, enquanto, no ano passado, esse índice era de 15,6%. Já o cartão de débito respondeu por 6,3% das transações, ante 3,6% registrados no primeiro semestre de 2013.
Ao todo, o Brasil teve R$ 455 bilhões em movimentações envolvendo cartões, entre janeiro e junho de 2014, o que representa um crescimento de 16,3%. Um dos motivos para a alta, segundo a Abecs, foi a Copa do mundo, que inflou gastos no crédito, feitos por estrangeiros no Brasil, que somaram R$ 1,3 bilhão no período.
O estudo da Abecs também apontou redução da inadimplência nos cartões: 6,7% no mês de junho. De acordo com a entidade, essa é uma das menores taxas já registradas.