Gigantes latino-americanos
São Paulo - Foi divulgado ontem (23) o ranking das marcas mais valiosas da América Latina.
Pelo segundo ano seguido, a cerveja Corona foi a campeã: a marca mexicana vale mais de 8 bilhões de dólares. Em segundo lugar, vem a rival brasileira Skol.
O ranking BrandZ de 2014 foi elaborado pela Millward Brown Vermeer em conjunto com a WPP.
Critérios e métodos
Os critérios para a análise das marcas ao compor o ranking foram: a marca deve ser propriedade de uma empresa de capital aberto; a empresa de capital aberto deve reportar lucos positivos; e a marca deve ser caracterizada como uma marca local latino-americana.
O ranking combina informações
financeiras (dados da Bloomberg e da Kantar Worldpanel) com pesquisas de opinião dos consumidores coletadas em 25 mil entrevista ao redor da América Latina.
Confira alguns resultados
- Em 2014, as 50 marcas mais valiosas valem juntas 129,2 bilhões de dólares. Mas é uma queda de 4,5% em relação ao ano passado.
- Três setores cresceram: Cerveja (13%), Alimentos (21%) e Varejo (14%).
- A Argentina confirma estar em grave crise: apenas uma marca argentina aparece entre as 50 primeiras: a empresa YPF. Enquanto isso, marcas do Chile, Peru e Colômbia marcam forte presença no ranking.
Fiasco das brasileiras
As marcas brasileiras amargaram péssimos resultados em 2014 se comparados com 2013, mostrando que a economia no país não está bem.
Os grandes nomes brasileiros que aparecem nas primeiras posições do ranking perderam grande valor de marca.
Entre as que mais perderam: Bradesco perdeu 24%, Claro perdeu 23%, Itaú Unibanco perdeu 16%, Petrobras perdeu 44%, Natura perdeu 40% e Antarctica perdeu 11%.
Na contramão, algumas brasileiras se deram bem: Skol cresceu 8%, Sadia cresceu 24% e Bohemia 8%.
Confira todas as marcas em: