Diversos

Encontrar alegria no ambiente de trabalho não é uma missão fácil. E muitos escolhem abrir mão da felicidade em nome do sucesso financeiro. Segundo o artigo “Why You Hate Your Job”, do New York Times, as pessoas não acreditam mais que é possível ser bem-sucedido e feliz ao mesmo tempo no emprego.

Exatamente por isso, inspirado no Times  e nesta matéria do LifeHacker, decidimos juntar algumas dicas para maximizar o seu verdadeiro potencial e fazer com que fique mais fácil amar o seu trabalho.

Seja mais engajado com o seu emprego
Segundo esta pesquisa, todos gostam de ser desafiados. E o responsável por buscar esse desafio, no caso da sua vida profissional, é você mesmo. Por isso, procure criar um ambiente de trabalho em que possa estabelecer esse tipo de relação desafiadora constantemente, assim quando começar a receber resultados positivos, será mais fácil gostar do que faz.

Conheça seu talento e use isso ao seu favor
Amar o seu emprego exige que utilize o melhor do seu talento, assim fazendo com que os resultados sejam capazes de cumprir seus propósitos. Então procure saber exatamente no que você é melhor e aprenda a usar no cotidiano do seu trabalho.
Caso não saiba muito bem qual é o seu talento, pense que ele pode ser encontrado na forma com que você realiza suas obrigações. Seu modo de pensar, seu modo de resolver problemas e muitas outras coisas do dia a dia são frutos do seu talento. Aplique o seu melhor!

Esteja aberto para mudar seus hábitos e seu estilo de vida
Essa é para quem está cansado da sua rotina e não aguenta mais as mesmas metas todo santo mês. Abra sua mente e procure novos desafios! A possibilidade de alterar a sua rotina é um dos passos mais importantes para ser feliz no trabalho. E se sentir que isso não é possível onde você se encontra, procure conversar com as pessoas e mostre o que vem te aborrecendo. De uma maneira mais radical, procure outro campo que possa desafiá-lo. Desafiar-se pode ser mais benéfico do que imaginamos.

Dedique parte do seu tempo a tarefas menores
Segundo uma pesquisa realizada na Universidade da California, trabalhos considerados mais “bestas” nos fazem bem. Ocupar o tempo com obrigações que exigem menos trabalho mental é considerado satisfatório, trazendo ao funcionário a sensação de sucesso ao longo do dia. Então tire da frente tudo aquilo que você vem adiando há muito tempo e aumente sua produtividade.

Tome um drinque na hora do almoço
Sim, a gente sabe muito bem que não é fácil assim conseguir sair para tomar uma coisinha na hora do almoço. Mas talvez se apresentar esse estudo aqui para seu chefe até ele queira te acompanhar. Brincadeiras à parte, relaxar pode fazer bem ao seu processo criativo, por isso invista em brainstormings pós almoços fora do bandejão e quem sabe você não se dá bem?

Cheque o seu Facebook
Agora que já tomou seu copo de cerveja no almoço, que tal fuçar o Facebook alheio por duas horas seguidas? Não, não é bem assim. Mas parece que esse estudo da Microsoft mostrou que 46% das pessoas que participaram disseram que as redes sociais melhoraram sua produtividade no trabalho. Além de relaxar, as redes podem facilitar a comunicação entre funcionários e monitoramento das ações de empresas rivais.

Use a Internet ao seu favor
Da mesma forma que a rede pode ajudar, ela pode atrapalhar... e muito! Então aproveite algumas ferramentas disponíveis na internet para auxiliar durante o seu dia de trabalho. O Cold Turkey, por exemplo, permite o bloqueio de todos os sites que você considerar distrações pelo tempo que determinar. Outra dica é o Unroll Me, um site que facilita a organização dos milhares de emails que você recebe por dia.