A função "conta para negócios" do Instagram já existe desde meados de agosto de 2016, mas nem todas as empresas aderiram o novo perfil.
Essa recente função do Instagram permite que você crie um perfil comercial para a sua empresa, sendo reconhecido como um perfil de negócios e obter relatórios sobre qual post teve mais visibilidade e envolvimentos, quais horários os seguidores do perfil estão online, entre outras informações. Essa conta também permite adicionar o endereço comercial, informações para contato e sua página do Facebook para mais detalhes.
Para usar esse estilo de perfil, a sua conta do Instagram precisa estar conectada com a sua página da empresa no Facebook. Siga o passo a passo:
1. Abra o Instagram e acesse a sua conta e aperte na guia “Perfil”.
2. Clique na engrenagem das configurações no canto superior direito da tela. Em seguida, aperte “Mudar para o perfil comercial”.
3. Será exibida a tela “Instagram para Empresas”. Clique no botão “Entrar com o Facebook” para vincular as contas. Na tela seguinte, confirme as opções do Facebook e aperte em “Ok”.
4. Na tela “Conecte sua página do Facebook” você verá todas as páginas que administra no momento. Selecione a página da empresa que você quer associar e depois aperte em “Avançar”.
5. Informe ou remova as informações que devem ser exibidas e clique em “Concluir”.
Essa função permite ter acesso a relatórios, como já citado. Nesse relatório, é possível ter acesso ao alcance das postagens, número de impressões, engajamento, o horário de maior atividade dos seguidores, distribuição regional, faixa etária e gênero.