O Facebook irá facilitar a leitura de uma mesma notícia sob diferentes pontos de vista, minimizando o ‘efeito bolha’ dos feeds, que hoje exibe somente notícias de sites curtidos pelo usuário. A atualização dos resultados exibidos nos trending topics, anunciada pela rede social na quarta-feira, 24, será disponibilizada primeiramente para iPhones.
Quando a pessoa procurar por uma notícia quente nessa seção da rede social, como o atentado em Manchester, verá um carrossel que colocará lado a lado notícias e artigos de veículos com olhares distintos, do Fox News ao Buzzfeed, ou da Carta Capital à Veja, por exemplo.
Hoje, a busca por um trending topic resulta em uma única reportagem selecionada por um algoritmo que mapeia os veículos que o usuário já segue. “Ao facilitar a visualização de outras notícias sobre um mesmo assunto, esperamos que as pessoas sintam-se mais informadas sobre os fatos”, disse Ali Ahmadi, product manager do Facebook, no post que comunica a novidade.
Em março, Campbell Brown, head of news partnerships da empresa, reconheceu em entrevista ao Poynter Institute, em março, que o conteúdo exibido no feed é baseado nos interesses do usuário. “Coisas que você compartilha, pessoas e páginas que você segue”.
Ahmadi explica que não há uma lista pré-determinada de publicações que serão exibidas na seção dos trending topics. Em reportagem publicada pelo Gizmodo no ano passado, um ex-funcionário do Facebook revelou que a equipe dedicada a essa área em questão desfavorecia a exibição de notícias com viés mais conservador, causando indignação entre muitos usuários da rede.
Em resposta, Mark Zuckerberg organizou um encontro com um grupo de 20 jornalistas de veículos considerados conservadores para discutir o assunto e, após a reunião, promoveu um treinamento da equipe para que os resultados exibidos pelos trending topics fossem neutros.
Fonte: www.meioemensagem.com.br