Marketing

A segmentação é uma maneira de identificar semelhanças geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais de um grupo de consumidores, ou seja, unindo pessoas com perfis semelhantes para entender como elas se relacionam com uma categoria de produtos ou serviços de uma marca. A seguir, conheça seis passos para definir seu público-alvo e mapear o mercado consumidor.

Segmentação
O conceito de segmentação consiste na seleção de grupos de consumidores com perfis e demandas semelhantes, que busquem algo que sua empresa oferece. Esses grupos não podem ser largos demais, fazendo com que a abordagem não seja focada, e também não devem ser estreitos, de modo que não seja compensador investir seus esforços.

Divida seu público geograficamente
Essa estratégia consiste em dividir os consumidores em diferentes grupamentos, com base em critérios geográficos como país, região, cidade, estado, rua, bairro, entre outros. A empresa pode operar em apenas uma ou dezenas de regiões, mas sempre observando as diferenças de cada uma delas e operando de maneira distinta. Em certos lugares, deve-se levar em conta que existem alguns produtos sensíveis à cultura e religião.

Utilize variáveis demográficas
Divida o mercado consumidor em grupos distintos com base nas características da população, utilizando variáveis demográficas como idade, escolaridade, tamanho da família, renda média, religião, ocupação, renda, sexo, etc. Este tipo de segmentação é o mais comum, pois as preferências e taxas de uso de um produto estão associadas às variáveis demográficas.

Defina o perfil socioeconômico da população
O objetivo desta segmentação é identificar e estimar o poder de compra dos consumidores com base em variáveis como renda mensal, ocupação profissional, escolaridade, posse de bens, etc. Caso seu produto tenha um custo de aquisição elevado, essa estratégia o ajudará a definir seu público com base nos critérios de renda da população.

Faça uma análise psicográfica nos grupos
Nesse processo, os consumidores serão divididos dentro de grupos diferentes e homogêneos, onde você identificará a personalidade dos compradores com base em suas características pessoais, como personalidade, estilo de vida, valores pessoais, motivos de compra, etc. Mesmo que as pessoas façam parte de um mesmo grupo demográfico, elas podem apresentar perfis psicográficos diferentes.

Entenda o comportamento dos consumidores
Para alguns pesquisadores de marketing, os fatores comportamentais são as melhores bases para o início de uma segmentação de público-alvo. Essa divisão o ajudará a mapear diferentes grupos de consumidores de acordo com as estratégias da marca. Pode-se segmentar, por exemplo, por estilo de alimentação (saldável, fast-food, gourmet), estilo de vida (baladeiro, familiar, esportista), atitudes em relação a uma categoria (light users, heavy users), entre muitos outros.

Busque as necessidades do ser humano
Nessa segmentação, busca-se compreender os indivíduos e dividi-los em clusters motivacionais, que foram identificados em pesquisas de psicologia. Eles podem ser divididos em diversas necessidades, como pertencimento (foco na família, no amigo), poder (foco no ego pessoal, no status), controle (emocional, financeiro) e diversão.

Fonte: www.rededeempreendedores.com