Para que seu negócio esteja sempre à frente da concorrência, você precisa melhorar constantemente a experiência do seu cliente. E um dos aspectos mais importantes para essa experiência é a comunicação em tempo real. Ou seja, os estudos recentes mostram que 51% das pessoas interrogadas esperam que uma empresa esteja disponível para responder suas perguntas 24h/7 dias da semana. Precisamente por esse motivo, a demanda por chatbots está aumentando constantemente.
No entanto, ter um chatbot não é suficiente para oferecer uma experiência inovadora a seus clientes. Depois de desenvolvê-lo e testá-lo, você também precisa encontrar uma maneira de colocá-lo no centro das atenções. Aqui estão alguns passos vitais para que você consiga promover seu chatbot efetivamente.
Use ferramentas de promoção
Todo segmento de marketing de bate-papo bem-sucedido requer um certo conjunto de ferramentas. Quando se trata de sua promoção, há uma abundância de plataformas que facilitarão esse trabalho. Como essas plataformas melhorarão significativamente sua acessibilidade para seus clientes, você definitivamente deve incluí-las na sua estratégia de promoção de chatbot.
O Facebook criou dois plugins que as empresas podem adicionar ao seu site para direcionar seus clientes para seus chatbots. O objetivo desses botões é iniciar uma conversa com seu chatbot no Facebook Messenger ou diretamente no seu site.
O primeiro é o plugin “Mensagem Us” que leva seus clientes diretamente ao Messenger e notifica o bot uma vez que o cliente envia uma mensagem. No entanto, não requer nenhuma informação adicional sobre o cliente ou a conversa. Por outro lado, o plugin “Enviar ao Messenger” exige que os consumidores confirmem suas contas. Obviamente, ele fornece ao seu chatbot as informações sobre seus clientes, permitindo que você adapte suas futuras interações às necessidades de seus clientes.
Desta forma, você poderá personalizar a comunicação entre seus clientes e seu chatbot e ter maior oportunidade de oferecer itens promocionais personalizados, comercializar novos produtos de forma eficiente e, claro, aumentar seus clientes potenciais.
Entregar Conteúdo Relevante
Ao comercializar com seu chatbot, você precisa criar uma história que chame a atenção de seus clientes. Aqui, seu ponto principal deve ser explicar por que você decidiu criar seu chatbot, quais são os recursos que ele dispõe e o que o torna único. Além disso, continue informando sobre atualizações importantes, grandes mudanças e experiências de outros clientes.
Mais importante ainda, você não deve limitar seu conteúdo apenas a artigos. Existem inúmeras alternativas envolventes e interativas, como infografia, vídeos, conteúdo de áudio, botões CTA autênticos, GIFs, memes e questionários. Somente através da criação de um conteúdo inovador, compartilhável e específico da sua área, você poderá informar seus clientes do seu programa de chatbot e inspirá-los a usá-lo sempre que for necessário.
Certifique-se de que seu chatbot chega ao ponto
Ao criar um chatbot, você precisa ter em mente que os clientes que o utilizam não estão procurando conversas aprofundadas. Pelo contrário, eles exigem velocidade em resolver seus problemas. Portanto, para melhorar a experiência do seu cliente, você precisa ter certeza de que as respostas que seu bot está dando a eles são instantâneas, relevantes e concisas.
Conclusões
Ao promover o seu chatbot, você precisa se certificar de que ele fornece aos seus clientes respostas pontuais em tempo hábil. Esperamos que, ao seguir estas quatro dicas, você consiga atrair a atenção de seus clientes, obter uma inestimável visão de suas necessidades e oferecer uma experiência personalizada de chatbot.
Fonte: www.chatbotmaker.io