Marketing

O Instagram Stories se tornou parte essencial do Instagram desde seu lançamento em 2016. Não é mais possível pensar em um Instagram sem o uso da plataforma de posts instantâneos e qualquer negócio que está na rede social precisa utilizá-los em sua estratégia.

Stories como um slideshow
Diferente dos posts no feed do Instagram, que permitem incluir uma legenda de até 2200 caracteres, não é possível incluir muito texto nos Stories – mesmo nos posts em formato Texto. Por isso, é necessário que pense em seu conteúdo como um slideshow, no qual pode mesclar fotos, vídeos e texto.

É interessante pensar como se estivesse a apresentar um relatório gerencial ou trabalho acadêmico, separando cada parte de uma história completa por posts. Pensando dessa maneira, poderá criar uma história clara, concisa e que promova engajamento com seus seguidores.

Evite histórias longas
Mesmo que possa dividir uma história em blocos, vale lembrar que os Stories do Instagram são dinâmicos. Ou seja, eles não podem ser demasiadamente longos ou seu seguidor irá simplesmente passar para o próximo perfil no momento que se sentir entediado. Quando tiver uma história longa para compartilhar, o ideal é fazer um post no feed ou realizar uma transmissão ao vivo.

Utilize as hashtags e geolocalização
Embora não seja possível colocar uma grande quantidade de hashtags como nos posts no feed do Instagram, isso não significa que deve abandoná-las por completo. O mesmo pode ser dito da geolocalização.

Os Stories permitem que insira adesivos que cumprem o papel de inserir uma hashtag e marque a localização, tornando seu perfil mais fácil de ser encontrado nas buscas do Instagram. Caso não queira que a hashtag ou geolocalização apareça em seu Story, uma solução é reduzir o tamanho das tags a nível “microscópico” e jogá-las para o canto dos posts. Mesmo que faça isso, ambas irão ajudar sua história a ser encontrada mais facilmente.

Converta seu perfil pessoal para o de negócios
Uma dica que serve para qualquer usuário que pretende impulsionar seu negócio pelo Instagram, mas ainda usa o perfil pessoal. Independente dos Stories serem sua principal forma de passar conteúdo ou não, é essencial que converta seu perfil para o de negócios. Fazer a conversão permitirá acessar mais informações analíticas sobre seu perfil, posts no feed e Stories, além de possibilitar a criação de anúncios patrocinados.

Salve seus posts do Instagram Stories
Antes de compartilhar seu post nos Stories do Instagram, lembre-se de salvar o conteúdo! Pode usar essa foto ou vídeo para compartilhar no feed do Instagram ou postar em outra rede social com Stories, como o Facebook, WhatsApp Status ou Snapchat. Salvar o conteúdo também evita que o refaça do zero caso o Instagram apresente algum erro ou tenha achado o story horrível e prefira refazê-la.

Use músicas nos Stories
Uma atualização recente passou a permitir o compartilhamento de música em suas Stories através do Spotify. Isso faz com que possa tornar seu conteúdo mais interessante e abre um leque de possibilidades.

Para usar a funcionalidade, basta abrir o Spotify, acessar a música que deseja usar, toque no botão de compartilhamento e escolha Histórias do Instagram. Você será imediatamente levado à tela de edição das Stories e poderá incluir hashtags, adesivos e filtros normalmente.

Vale lembrar que é necessário informar aos seguidores para clicar no link da foto do Spotify para que ouçam a música. Alternativamente, você pode utilizar aplicativos de edição para incluir a música de background no story.

Diversos formatos de Stories
Além de permitir tirar fotos e gravar vídeos, os Stories possuem diferentes formatos que pode experimentar e recomendamos que faça um teste. Outros formatos incluem a transmissão ao vivo – que falaremos mais no próximo item da lista -, posts em texto, que não exigem o uso da câmera, e o Boomerang, que tira uma sequência de fotos que vão e vêm.

O Superzoom é um formato que grava um vídeo curto dando zoom máximo no elemento central da imagem, enquanto o Mãos Livres permite gravar vídeos sem que precise manter o botão da câmera pressionado. Teste cada um deles e veja qual o formato preferido de sua audiência.

Transmissões ao vivo
A principal vantagem das transmissões ao vivo pelo Instagram é que elas recebem tratamento prioritário pela rede social. Assim como os Stories, elas permanecem no ar por 24 horas após o término da live, além de ficar disponível na barra das histórias. Além disso, seus seguidores são notificados sempre que entrar ao vivo. Por isso, não se acanhe e também faça lives pelo Instagram!

Anúncios para os Instagram Stories
O Gerenciador de Negócios do Facebook também pode ser utilizado para criar anúncios no Instagram ou nos Stories. Os anúncios são a melhor maneira de ter seus Stories vistos por usuários que ainda não são seus seguidores, ou seja, aumentam o alcance e potencialmente aumentam sua base de seguidores na rede social.

Enquetes e enquetes deslizantes para gerar engajamento
Duas funcionalidades lançadas recentemente são ideais para gerar engajamento através dos Instagram Stories: as enquetes binárias e as enquetes deslizantes. As primeiras permitem que faça uma pergunta aos seguidores, nos quais eles devem escolher entre duas opções.

A segunda serve para medir o grau de satisfação – ou irritação – em relação a algum assunto. Assim como na anterior, você pode fazer uma pergunta aos seguidores e escolher um emoji relacionado a uma emoção – como alegria -, permitindo que os usuários deslizem e digam o quão alegres estão em relação ao que afirmou ou perguntou.

Fonte: www.postgrain.com