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Aqueles que tem um site, mas ainda não contam com o serviço SSL na página precisam aproveitar esse momento e já providenciar essa modificação, pois a Google anunciou que a partir de agosto, os sites que não contarem com esse protocolo serão classificados como não seguros.

Para a Google, essa atitude faz-se necessária, porque estudos apontam que as pessoas que usam a internet não percebem a presença ou a ausência do ícone que torna aquela página segura e sendo assim, é preciso marcar quais são e quais não são a fim de trazer garantia ao usuário.

Conforme o tempo passar, o plano é rotular páginas de uma forma muito mais clara e precisa seguindo sempre alguns critérios.

Pode soar estranho essa classificação, porém aqueles que forem seguros se destacarão, pois, a Google dará preferência para eles e isso trará alterações no posicionamento de cada um deles na web.

Para facilitar a vida do internauta, a maneira encontrada pela empresa para certificar que a página é segura será por meio de uma marca verde que aparecerá na barra de endereços.

Essa alteração não veio apenas para dar mais segurança ao processo que acontece entre os dispositivos e os servidores, mas ele traz maior velocidade de carregamento, por meio do protocolo HTTP/2.

Não é de hoje que a Google promete adotar essa política, desde o ano de 2014, a empresa quer recompensar melhor, por meio de uma boa colocação no ranking de buscas, as empresas que tem sites seguras e as que não modificarem a página receberão penalizadas.

Meu site será afetado?
Você que está lendo esse texto pode estar se perguntando: isso afetará a minha página?

Se, porventura, o seu site tiver algum espaço para que o cliente preencha formulários de contato, acesso a áreas reservadas ou campos de pesquisa e se a opção foi por esconder o http:// na barra de endereços do browser, isso significa que sim, sua página será afetada.

Para evitar complicações, é preciso optar pelo certificado SSL para não ser classificado como não seguro.

Outro questionamento comum é: qual a diferença entre HTTP e HTTPS. Cada endereço, independentemente do site, começa com https ou http. Quando o internauta navega em um site que apresenta o protocolo HTTPS ele está seguro, pois podemos afirmar que é quase impossível que alguém consiga interceptar os dados que são trocados entre o dispositivo e o servidor.

Por que aplicar essa mudança?
Essa mudança se faz necessária, porque os sites que não contam com encriptação podem ser burlados e os visitantes terão maior segurança na hora de fazer a compra.

Sem falar que a Google trabalha para manter suas ligações seguras e tem agido para favorecer por meio dos seus motores de busca, páginas que tem esse protocolo de segurança. Para saber se o site é seguro, bastará instalar o certificado SSL, pois ele é o responsável por ativar o protocolo HTTPS na sua página e o resultado será o cadeado verde na barra de endereços.

Quais são as vantagens?
Segurança. Confiança. Posicionamento. Essas são as vantagens de um site que muda seu protocolo. Um site que tem esse protocolo está protegido da ação de hackers, pois é o SSL que bloqueia os ataques feitos por eles.

Confiança, porque o seu cliente comprará da sua página sem nenhum tipo de preocupação e posicionamento, pois os sites que apresentam essa novidade serão mais bem ranqueados na hora de uma pesquisa.

Em um primeiro momento, sua página pode até perder o posicionamento que ela tinha obtido. Isso vai acontecer, pois o Google fará novamente o crawl da página visando assimilar as novas URL’s, mas não se preocupe, pois, essa perda é apenas temporária!

Fonte: www.administradores.com.br