Publicidade

Nos dias atuais, é difícil ou quase impossível visualizar uma vida sem a televisão e as tecnologias decorrentes do meio da comunicação. Revolução do acesso à informação, entretenimento e cultura, a primeira transmissão de TV em 1º de junho de 1950 é um marco da história da mídia!

Ainda presente em ampla escala nacional, a TV predomina na rotina do brasileiro. Das 69,3 milhões de residências do Brasil, 97,2% possui pelo menos um aparelho de TV, segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), lançada em fevereiro de 2018. 

Hoje, sábado (1º) é a data marcada pelos 69 anos da primeira exibição de um programa de televisão no Brasil. 

O visionário Assis Chateaubriand foi quem primeiramente investiu em uma emissora de TV. O magnata da comunicação, muito conhecido pelos jornalistas e estudantes de jornalismo, importou todos os equipamentos técnicos dos Estados Unidos para o Brasil, além dos próprios televisores.

Afinal, o Brasil não tinha capacidade profissional de realizar a transmissão na época. A mídia predominante era o rádio, e a televisão trouxe consigo a imagem e o audiovisual – o que por si só já foi revolucionário em nosso país.

Na época, Chateuabriand capacitou ou radialistas para que eles pudessem operar a emissora, já que os estúdios se assemelhavam muito aos das rádios.

No dia da primeira transmissão do que viria a ser sua emissora, a TV Tupi, o magnata instalou 200 aparelhos de tevê em vários pontos de São Paulo, para que a população pudesse assistir à exibição. O primeiro programa consistiu na exibição do cantor mexicano Frei José Mojica.

E aí, qual sua primeira memória quando o assunto é televisão?