Para quem tem um negócio próprio, lidar com clientes no WhatsApp é peça importante para o bom atendimento.
O problema é que lidar com muitas conversas ao mesmo tempo pode ser confuso e, as vezes, o app pode ser confuso. O WhatsApp Business. Trata-se de uma versão do aplicativo que, como o próprio nome diz, é voltada para negócios. Uma primeira olhada e sua interface não é tão diferente do WhatsApp convencional, mas basta usar por alguns minutos para notar que há ferramentas bem úteis "escondidas" no aplicativo.
O primeiro passo é entrar no Google Play (Android) ou App Store (iOS) e baixar o WhatsApp Business, uma vez que é um app separado do WhatsApp tradicional. Ao abrir o app pela primeira vez ele irá perguntar qual número de celular você deseja utilizar para gerenciar o perfil no aplicativo.
No mundo ideal, sua conta pessoal ficaria separada da conta profissional e isso que pode ser feito no mesmo aparelho, caso ele suporte mais de um chip SIM. Caso você resolva usar a sua conta pessoal, ela será desconectada do WhatsApp convencional (seu histórico de mensagens, por outro lado, será importado normalmente). Feita essa seleção, a tela seguinte será a de edição do perfil.
Além de escolher o nome que aparecerá no seu perfil do app, é preciso escolher uma categoria para a empresa.
O programa então estará pronto para ser usado, ainda que de maneira básica. Há alguns ajustes que merecem a sua atenção e dão a graça para essa versão do WhatsApp. Essas configurações se concentram no menu "Ajustes da empresa", acessado no menu de configurações do app.
Uma vez nessa área, é possível, por exemplo, preencher com mais detalhes o seu perfil comercial. Outra função útil é criar um catálogo de produtos, onde você poderá colocar não apenas imagens, mas também descrição e preço.
Em "link curto", você pode pegar uma URL para colocar no seu site, assim seus clientes, ao clicarem nela, são direcionados para uma janela do WhatsApp que permite um contato direto.