Uma empresa especializada em transformação digital, apresentou no mês de maio uma pesquisa inédita sobre as mudanças de hábitos de comportamento e consumo dos brasileiros durante a pandemia.
A pesquisa contou com a participação de mais de 1300 pessoas de 13 a 81 anos, de todos os estados do Brasil e classes sociais.
O estudo revelou os hábitos digitais das diferentes gerações têm aumentado de forma considerável.
A Geração Z (geração de pessoas nascida, em média, entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010), por exemplo, tem usado a internet principalmente para assistir vídeos online (84,2%), séries e filmes (84,2%) e ouvir música (82,4%). É o grupo que mais têm assistido a Videoaulas (56,1%).
A pesquisa também revelou que apenas 38,5% dos entrevistados estão seguindo as recomendações de isolamento social à risca 100% do tempo.
Já os Millenials (nascidos a partir de 2011) são quem têm mais assistido às lives em redes sociais (58,2%). Apenas 29% ouvem podcasts. Metade deles jogam online, assistem cursos digitais e procuram por notícias.
Enquanto isso, a Geração X (aqueles nascidos entre 1965 e 1980) tem se dividido entre assistir séries e filmes (73,4%), vídeos online (63,2%) e ouvir músicas (55,4%). Apenas 30% se interessam por memes e vídeos engraçados.
O isolamento fez com que muitas famílias passassem a conviver de maneira mais próxima, ainda que digitalmente, e gerações diferentes passaram a compartilhar essas novas experiências.
Por conta disso, no geral, os hábitos digitais entre as gerações possuem um grau de variação menor do que muitos imaginam.
No geral, as pessoas têm passado, em média, quatro horas por dia conectadas com mídias sociais durante a quarentena. Além disso, os entrevistados revelaram que têm consumido mais notícias por meio das redes sociais (81%) do que pela televisão (61,5%).
Fonte: Metrópoles