Pense em um comercial que já assistiu e se sentiu identificado (a)…
Agora relembre algumas emoções pessoais que sentiram quando presenciaram algumas cenas…
Porventura esse comercial colocou o produto como item principal do comercial?
Para explanar sua visão, que tal relembrar os comerciais maravilhosos, emocionantes e cheios de valores produzidos pela empresa Coca-Cola todos os anos?
Por trás de cada comercial produzido há uma história sendo contada, e não há nada mais interessante do que uma boa história. E as pessoas não perdem por nada a oportunidade de conhecê-la.
Então senta que lá vem a história…
Essa é uma história baseada em fatos reais, durante grande parte da história com toda a certeza o final feliz seria através do segmento que iniciaram na adolescência, mas percebam que deixaram suas origens de lado, esquecendo a criação de relacionamentos com o público.
Toda essa criação de histórias que emocionam e conectam é conhecida como Storytelling. Basicamente é criar e contar histórias que apresentem seu produto, marca e empresa de uma forma interativa e engajada. As melhores estratégias de Storytelling estão alinhadas com recursos audiovisuais que persuadem o público sem impor, podemos até dizer que é uma criação de conteúdo de forma leve e sucinta.
O que acontece muito no cenário atual são empresas criando histórias e esquecendo de componentes principais, afinal essa estratégia não é somente contar uma história emocionante é preciso ter um objetivo e um contexto.
Agora que entende um pouco mais sobre essa estratégia, visualize as campanhas de marcas que mais gosta e identifique o que esse comercial está querendo passar pro público. Se analisar com muita cautela verá que há uma conexão emocional, e é disso que se trata: criação de relacionamentos com o público-alvo.
Criar um relacionamento com base nos fatores emocionais e valores é essencial para entender quem é o público-alvo, o que eles buscam e histórias bem contadas que mostram os valores da empresa geram mais engajamento e certeza de ambos os lados, da parte empresarial porque está conhecendo seu público e o público porque está recebendo algo de acordo com suas expectativas e valores de vida.