Muitas empresas quando ouvem sobre as avaliações no Facebook e Google chegam a tremer na base, como diz o ditado, isso acontece, porque todos observam essa estratégia como um fator negativo para a empresa e infelizmente muitas dessas empresas que são “contra” as páginas de avaliações não as tem e por consequência acabam não tendo a oportunidade de receber feedback de clientes.
Quando recebemos um feedback podemos mensurar o impacto que um produto causou em alguém, é possível perceber de que forma ele foi útil, contribuiu ou até mesmo falhou em algum ponto, mesmo tendo diversas opiniões diferentes nas páginas de avaliações, é importante tê-las para bolar novas estratégias e aperfeiçoar aquilo que ainda está falhando.
Em um mundo globalizado e tecnológico como estamos vivendo atualmente, o cliente está mais aberto a expor suas opiniões, desejos e compartilhar o bom e o mal, e para uma empresa é fundamental saber lidar com a exposição e os compartilhamentos de opiniões que são feitos por clientes que alguma vez compraram seus produtos.
É importante levar em consideração que cada comentário pode ser uma abertura para novas possibilidades no ambiente empresarial, como também uma excelente oportunidade para criar relacionamentos com o cliente, mas de que forma?
Cada comentário pode ser respondido pela empresa, que deve ter em mente as estratégias de humanização, o famoso copia e cola pode ser um tiro no pé demonstrando que a empresa não está se importando com os comentários, afinal cada pessoa descreveu sua experiência de uma forma, seria errado por parte da empresa não tratá-la como indivíduo único e exclusivo, pois é esse sentimento que as pessoas estão buscando quando compram um produto e avaliam, uma dica muito legal é sempre personalizar suas respostas com os nomes dos clientes, agradecendo de uma forma carinhosa ou até mesmo se desculpando de forma gentil quando algo não agradou tanto.
Mas como lidar com comentários negativos?
Todas as empresas passam por isso nas avaliações, é importante se colocar no lugar de quem avaliou, porque o fez, entender o que passou e até mesmo entrar em contato oferecendo uma possível solução pode ser um primeiro passo para diminuir os impactos de um problema que não deixou o cliente satisfeito.
Está na hora de começar a utilizar as redes sociais e suas ferramentas a favor da empresa, isso dará mais visibilidade e as chances de compras são maiores, afinal hoje em dia é raro encontrar um usuário que não pesquise e avalie a empresa/produto que deseja comprar.
Caso não tenha recebido nenhuma avaliação, não tenha vergonha de pedir a um cliente que comprou seu produto, o feedback é extremamente importante para o crescimento de uma empresa e melhorias contínuas.