Os memes há muito tempo são definidos como um idioma, ou seja, eles tem a própria linguagem e fazem muita diferença na comunicação digital. Já foi comprovado que quando se trata de memes o consumidor tende a engajar mais com as publicações, mas será que os memes realmente ajudam em todos os nichos?
Uma das questões mais pensadas por empreendedores e estrategistas é se o meme deve ser usado para uma comunicação mais “informal” nas redes sociais de um segmento mais sério, se você também pensa nisso, não se preocupe, não será o primeiro e nem o último.
Continue lendo este artigo e saiba se você deve se jogar de vez ou ter cautela!
Mas é fato que os memes ajudam e muito uma marca a alcançar maior visibilidade, afinal a grande maioria das pessoas que estão nas redes sociais querem ver algo que as façam se sentir bem e que tenha um fundo de humor.
Muitas marcas fazem a utilização dos memes por ser um conteúdo relativamente barato, ou seja, não precisam criar algo original do zero e nem investir dinheiro e nem tempo para criar uma publicação mais elaborada, o que acaba gerando maior interesse pela utilização dos memes, afinal é um custo baixo para um retorno alto.
O retorno que falamos acima se trata de um excelente engajamento, pois os memes chamam a atenção e cria uma visibilidade maior, além disso, eles são ótimos para os que estão buscando criar um relacionamento com sua comunidade, algo mais próximo, uma comunicação mais íntima e verdadeira.
Por se tratar de humor, o compartilhamento é mais fácil, mais pessoas serão atingidas e a forma em que esses seguidores irão ver o perfil da marca pode se tornar mais interessante, afinal já passamos do tempo em que as redes sociais eram uma vitrine com posts estáticos de produtos e serviços, e zero humanização.
Mas vai com calma…
Embora seja uma estratégia muito válida e que traga um retorno, é fundamental ir com calma, afinal muitas marcas não estão acostumadas com esse tipo de conteúdo, então é preciso ter cautela e ir aos poucos, lembrando que nem todos os memes são coerentes, é preciso analisar aquilo que se encaixa ao perfil da empresa/marca e também fazer o uso esporadicamente, afinal não queremos que uma marca ela perca sua relevância nas redes sociais.