Há um tempo atrás, ter as estratégias de Marketing Digital era um diferencial, mas hoje se tornou uma necessidade. Muitas empresas buscam se destacar nas mídias sociais e muitas dessas estratégias dizem respeito a um conteúdo de qualidade em uma determinada plataforma.
A plataforma que uma empresa estará presente tem muito a ver com os objetivos que deseja alcançar e onde está o seu público de fato, no entanto, muitas marcas sentem a necessidade de ter uma comunicação exclusiva e única em apenas uma rede social, o sentimento de exclusividade é um gatilho muito importante para alguns clientes em potencial, porém, a comunicação de uma marca não deve ser limitada, e a gente te explica o porquê!
No ano de 2022 a plataforma do Instagram passou por uma grande atualização, onde, muitas contas foram desativadas e houve uma perda gigante de seguidores em muitas contas? Aquele momento foi uma grande luz para muitas marcas que concentravam sua comunicação apenas nessa plataforma, dando a entender que caso uma rede social seja desativada, a marca perderá toda a comunicação ali presente.
Para saber em quais redes sociais a empresa deve entrar, é preciso conhecer o perfil do público-alvo e da persona, dessa forma é possível ter um perfil em redes sociais que fazem mais sentido ou que seus clientes utilizam mais.
Parece simples, mas é bem mais complexo do que imagina, afinal, não é apenas abrir uma conta em determinada plataforma, é preciso estudá-la e entender o algoritmo daquela rede social, como também a comunicação que mais prevalece ali. Leu, mas ainda não entendeu muito sobre a comunicação prevalecente?
Cada rede social é conhecida por um formato de conteúdo, por exemplo, o Instagram é conhecido por ser a plataforma de fotos e agora vídeos (reels), essa plataforma também é bem utilizada para as estratégias de vendas, já o Facebook é uma rede social onde as fotos prevalecem, mas também há uma comunicação escrita, onde tem uma abertura maior para compartilhar suas ideias e sentimentos, o Tiktok chegou como uma rede social de vídeos e lá o público busca algo mais descontraído e com as trends do momento, o Youtube te dá a oportunidade de criar vídeos mais longos e o Twitter com poucos caracteres você descreve algo surpreendente.
É possível perceber que cada rede social tem suas características e cada uma delas tem uma comunicação diferente, não podemos utilizar a mesma forma de se comunicar no Tiktok no Linkedin, por exemplo, visto que o Linkedin se trata de uma rede social voltada para o Networking profissional.
A personalização na comunicação também comandará a interação e engajamento do público, por isso, é preciso estudar bem a fundo essas diferenças e assim definir mais de uma rede social para determinada marca/empresa, dessa forma, se porventura, uma rede social deixar de existir a comunicação com público-alvo não será afetado.