Apesar da sua grande importância, ainda hoje existem inúmeras empresas que ainda não conhecem o marketing, não o utilizam da maneira correta ou simplesmente não reconhecem a real importância.
O marketing engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem estar da sociedade. Por acompanhar as mudanças do mercado é de suma importância para os negócios e para as decisões das empresas.
O marketing vem se reinventando, acompanhando as mudanças ocorridas no comportamento da sociedade, dos consumidores e buscando auxiliar as empresas em como melhor se comunicar com os seus públicos.
Philip Kotler2 O marketing de hoje muda para uma abordagem centrada no ser humano, a lucratividade tem que considerar o peso da responsabilidade corporativa. Para que isso ocorra a empresa precisa definir e compartilhar com os seus stakeholders sua missão, sua visão e seus valores.
Saber como se comunicar com os diversos públicos envolvidos em um negocio é essencial, inclusive qualquer empresa por mais que pague bem seus funcionários e possua um bom produto ainda pode estar fadada a decair por desmotivação dos funcionários, um descuido crucial que acarreta a perda de muitos talentos e hoje é um grande problema para muitas empresas, por não saber também quem é o publico para o produto ou serviço, não saber onde este publico está e quais as ações necessárias para atraí-lo, qual as suas preferências.
Ficar atirando no escuro, claro não é o caminho. Hoje não se trabalha mais com improvisos e decisões sem estudo, tudo exige planejamento, organização, pesquisa. A velocidade em que as coisas acontecem é muito rápida e não planejar para que as decisões sejam tomadas da melhor maneira significa prejuízo. Fazer um estudo do mercado, promove um contato personalizado da empresa com os seus clientes, e claro, isso gera fidelização.
Portanto, independente do tamanho da empresa ela precisa saber quem ela é, onde está e onde quer chegar para saber como se comunicar e planejar-se para poder lidar com o mercado em que atua da melhor maneira possível, otimizando suas possibilidades.
O marketing é uma força poderosa a ser considerada pelos administradores. Alinhada aos objetivos estratégicos da empresa amplia as possibilidades tornando-se assim indispensável.
fonte: http://projetoseti.com.br
Nós da Cliecom temos know-how para melhor atende-lo, visite nosso site e solicite uma visita.
siga também nossa fan page http://www.facebook.com/Cliecom