Publicidade

"A boa publicidade aumenta vendas, a grande publicidade constrói fábricas." Bill Bernbach.

“Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”.  Henry Ford

O primeiro é um mito da publicidade mundial e o segundo um dos maiores nomes (senão o maior) da indústria automobilística. E não é que eles têm razão em colocar a publicidade como um grande fator de crescimento de uma empresa?

Mesmo assim, alguns empresários acham que anunciar é gasto e não investimento. Quem pensa assim, certamente não tem presença de mercado e dificilmente vai crescer sem o apoio de uma campanha eficiente.

O case da Assolan ilustra muito bem essa relação publicidade x crescimento. Quando o Bombril não estava na mídia, possivelmente achando que seu produto já tinha se transformado em sinônimo de categoria e nunca sairia da liderança, a Assolan investiu pesado e tomou uma fatia considerável da concorrente, obrigando a Bombril ressuscitar o seu eterno garoto-propaganda.

Como o tempo passa e voa, para uma empresa continuar a frente no mercado é necessário que ela e a agência estejam ligadas em investir tanto na publicidade tradicional quanto nas redes sociais, respeitando e se adaptando à característica de cada meio, pois o público está consumindo várias mídias ao mesmo tempo e está cada vez mais exigente em relação à qualidade do que se anuncia. Mas antes de investir em publicidade, o empresário deve arrumar a casa. Do que adianta criar uma super campanha se o produto ou serviço não consegue atender a demanda ou não atende as necessidades do consumidor? Quando a empresa tem consciência do valor que vende, a publicidade só ajuda em seu crescimento. Grandes nomes como Bernbach e Ford, além de outras marcas líderes de mercado, não podem estar errados.

Sendo assim, a publicidade é importante e faz diferença nas vendas, afinal “quem não é visto, não é lembrado”, mas deve-se ter em mente que o produto anunciado deve refletir o real produto, e não algo diferente e que não ofereça todos os benefícios do anúncio.