Rede Social

Os jovens que passam horas navegando pelas redes sociais durante o horário de trabalho podem prejudicar seu futuro profissional. O alerta é de Manoela Costa, gerente da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees. Segundo ela, jovens que não sabem utilizar o Facebook, Twitter, LinkedIn e outras redes de forma equilibrada podem comprometer sua trajetória profissional.“As redes sociais fazem parte do cotidiano desses jovens. A maioria acessa diariamente pelo smartphone ou pelo computador. 


O que tem de ser ponderado é a quantidade de horas que esses profissionais passam conectados às redes durante o horário de trabalho. Muitos perdem a concentração, o foco e acabam deixando de realizar ou atrasando a entrega de projetos importantes. O jovem precisa ficar atento ao uso das redes para que isso não seja um entrave no desenvolvimento de sua carreira”, diz.


Para ela, as redes sociais são benéficas e também podem ser uma aliada no ambiente profissional. “Com elas, há a possibilidade de se conectar com pessoas-chaves do seu negócio, de se manter informado sobre as empresas relacionadas ao seu ramo de atuação e até mesmo levantar informações relevantes a respeito de qualquer aspecto do dia a dia de trabalho. Para os que não conseguem deixar de acessar as redes durante o expediente, faça isso com inteligência. Assim, elas podem melhorar sua produtividade em vez de prejudicá-la”, aconselha.


Veja algumas dicas de gestores de como usar as redes sociais em seu trabalho: 

Seja seletivo nas suas redes – quantidade de redes não é qualidade. Para que participar de redes sociais que não são relevantes? O ideal é focar nas principais, na qual seus amigos e interesses estão localizados.

Não fale mal da empresa ou dos colegas/chefes.

Coloque uma foto no perfil. A foto pode ser casual, mas certifique-se de que é profissional.


Cancele e-mails de notificações – todas as redes permitem configurar o aviso de recebimento de e-mails. Caso contrário, vai ser difícil controlar a vontade de saber o porquê você foi “taggeado” na foto do seu amigo.

Não divulgue informações confidenciais como faturamento, clientes etc. Não exponha os concorrentes.

Respeite o mural. Se você não gostaria de ter o seu comentário publicado em um outdoor, não o escreva no seu mural do Facebook ou de outra pessoa.Fique atento. Você utiliza o Facebook para fins pessoais ou profissionais? Se você decidir adicionar colegas de trabalho e clientes, mantenha uma abordagem inteiramente profissional.

Determine horários – Caso queira acessar as redes no trabalho para fins pessoais, utilize seus horários antes ou após o expediente e seu horário de almoço.


Não poste fotos internas (festas, confraternizações). Evite colocar o que você comeu hoje ou em qual bar você vai à noite.Não torne público conteúdo muito pessoal e não publique comentários pejorativos

Mantenha o foco. Por mais que você goste, se você usa o Facebook para negócios, resista à tentação de postar atualizações sobre jogos, quiz e grupos dos quais participa.


Utilize agregadores – existem sites e softwares que permitem centralizar suas redes sociais ou atualizar a partir de um único post.

Utilize a rede para estratégia de marketing e amplie a rede de relacionamento Evite desabafar. Todo mundo está conectado e as pessoas continuam cometendo o erro de postar comentários negativos ou fofocas sobre seus subordinados, supervisores ou colegas.

Seja relevante nas suas redes – as pessoas gostam de seguir pessoas que fornecem um conteúdo relevante, na medida certa e com periodicidade. Aquele chato que posta muito e de uma vez só acaba perdendo seguidores. E o que publica posts dizendo que acordou de mau humor também não agrega.

Pergunte antes de marcar uma foto. Cheque com as pessoas antes de marcá-las em fotos, especialmente quando você achar que elas podem não gostar, e não marque alguém de sua rede de negócios, a menos que você peça permissão.


Aproveite seu tempo de espera, muito válido desde que seu celular ou tablet estejam habilitados para tal. Existem centenas de softwares para esses dispositivos que mandam muito bem.


Utilize as redes como ferramenta de pesquisa sobre as empresas.Rede social não requer “real time answer” – Não sinta-se obrigado a responder uma mensagem na mesma hora em que a pessoa te enviou. Se fosse urgente de verdade, ela encontraria outra forma de falar com você. Se você cria esse péssimo hábito de responder assim que chega, além de acostumar mal as pessoas, vai perder muito tempo desnecessariamente.

Participe ativamente de grupos de interesse/área de formação/grupos de trabalho.


A vida existe lá fora. Não é porque a vida social se tornou digital que você vai se esconder atrás de um computador em seus relacionamentos. É preciso reservar um tempo para estar junto com os amigos e família presencialmente.

Seja referência em algum assunto/tema (ex: blogs de trainees, moda etc)


Fonte: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/03/veja-como-tirar-proveito-de-redes-sociais-sem-perder-produtividade.html