O marketing de relacionamento busca fortalecer o relacionamento em longo prazo com o mercado, sobretudo através da fidelização dos clientes, como atração, manutenção e aumento do relacionamento entre empresa e cliente.
Na prática é transformar clientes indiferentes em clientes assíduos e leais aos produtos e serviços das empresas. Segundo Evans e Laskin, o marketing de relacionamento é “como um processo onde a firma constrói alianças de longo prazo tanto com clientes atuais e em perspectiva, de forma que comprador e vendedor trabalham em direção de um conjunto comum de objetivos específicos”. Conhecer , interagir e criar novidades para o cliente são bases essenciais para o sucesso de um planejamento em marketing de relacionamento.
O marketing baseado na experiência enfatiza a interatividade, a conectividade e a criatividade. Com esta abordagem, as empresas dedicam-se aos seus clientes, monitoram constantemente seus concorrentes e desenvolvem um sistema de análise de feedback que transforma essa informação sobre o mercado e a concorrência em uma nova e importante informação sobre o produto”.
Portanto, Marketing de Relacionamento usa as ferramentas de Marketing e Comunicação Dirigida, assentando-se sobre informações, conhecimento e experiência:
• Sobre a tecnologia na qual compete;
• Sobre a sua concorrência;
• Sobre os seus clientes;
• Sobre novas fontes de tecnologia que podem alterar o ambiente competitivo;
• Sobre sua própria organização:
1. Capacidades,
2. Planos,
3. Recursos, e
4. Maneira de fazer negócio
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