Com custos mais acessíveis, o marketing digital se tornou um aliado para aumentar as vendas desses negócios, no entanto, mais possibilidades para fazer o negócio aparecer online que exigem esforços e, muitas vezes, um funcionário dedicado a isso. Em épocas de rede social, o cliente quer o retorno cada vez mais rápido e eficiente, a qualquer hora do dia.
1. Produza conteúdo
Uma boa ferramenta para atrair clientes é produzir conteúdo, livre de propagandas do seu produto, e virar referência na sua área de atuação. O que mais funciona, até, é conteúdo educativo sobre o tema do seu negócio. O resultado em tração de potenciais clientes e até na conversão é muito grande.
2. Use bem as redes sociais
Quem já atua nas redes sociais sabe como este canal é relevante para pequenas empresas. Não basta ter um perfil, é preciso usá-lo com estratégia. Para Tiago Luz, co-fundador da infra commerce, o trabalho vai além de ter muitos fãs ou seguidores, é preciso criar engajamento.
3. Pense no curto e no longo prazo
A criação de conteúdo em um blog da empresa costuma dar retorno no longo prazo, quando o negócio ganha fama por ser especializado em sua área. “Ser referência não acontece do dia para noite. Por outro lado, tem uma série de coisas que dão resultado no curto prazo. Uma delas é a compra de mídia, como investir em Google Adwords ou no Facebook. Isso permite ganhar fôlego para trabalhar as estratégias de longo prazo de forma correta”, ensina o CEO da Resultados Digitais.
4. Observe o mobile
Com smartphones mais baratos, os consumidores querem encontrar empresas e até comprar sem precisar usar um computador. É preciso se adaptar, criar apps, ter um site amigável às telas dos celulares e até pensar em ações específicas para este meio.
5. Não copie as grandes
Outro ponto importante na hora de pensar sua estratégia online é não copiar o que grandes empresas estão fazendo. A dica é observar como outras pequenas e médias empresas atuam nas redes.
6. Invista em atendimento
Se você faz vendas online, divulgue claramente como o cliente consegue entrar em contato com a empresa, seja para reclamações ou dúvidas. Isso ajuda a criar credibilidade e aumentar as vendas.
7. Cuide da infraestrutura.
Um site bonito e funcional só vale a pena se a hospedagem suportar os acessos do público. Uma dica é se precaver durante épocas de grande fluxo de compras e promoções. Online, a concorrência fica ainda mais acessível ao cliente.
Preste atenção na velocidade e no compartilhamento de servidores. Na hora de contratar o servidor, verifique se ele vai ser compartilhado com outros sites muito grandes.
8. Conheça seu público
Na hora de criar materiais de divulgação, saiba identificar quais são as preferências do público. Se a ideia é fazer uma divulgação mais personalizada, conheça o histórico de compra do cliente. Luz explica que se o consumidor já comprou uma TV, você deve oferecer um home theater nas próximas ações e não a mesma TV mais barata.
Gostou? A Cliecom da aquele "empurrãozinho" na sua empresa, faça já seu orçamento, ou entre em contato com a gente!