O e-mail marketing é uma ferramenta estratégica de comunicação, consagrada pelas empresas. É claro que ao longo dos anos, as estratégias foram se otimizando e talvez o sucesso do e-mail marketing se deva a oportunidade de criar relacionamentos diretos, quase que individuais, com cada um dos usuários cadastrados em suas listas.
Quando falamos em e-mail marketing, fica claro que é aquele e-mail enviado com consentimento. No cenário atual, não existe mais espaço para atitudes invasivas como compra de listas e envio de Spam.
Diferente do modelo de comunicação em massa, feito para atingir o maior número de pessoas de uma única vez, o e-mail pode fazer com que as empresas conversem com seus públicos baseando-se no comportamento e nas preferências de cada pessoa, mas para isso é preciso entender as preferências desses públicos e não correr o risco de se tornar um incômodo para as pessoas que aceitaram receber suas campanhas.
Se você ainda faz isso, está na hora de parar de desperdiçar seu dinheiro e prejudicar a reputação de sua empresa. Então, deixando claro que se estamos falando de campanhas sérias de e-mail marketing, baseadas no interesse real para o recebimento das mensagens, uma das ações mais importantes e determinantes estratégias para o aumento do engajamento é a regular atualização ou higienização de sua base de contatos.
Não envie e-mails para pessoas que não abrem suas campanhas há 3 meses ou mais. Se em todo esse tempo você não conseguiu chamar a atenção, a ponte de gerar aberturas e cliques, é porque esse usuário não está mais interessado em seus conteúdos.
Dica: Para não descartar esses usuários, separe-os para uma ação de reconquista, com estratégia especial, mas não continue a enviar suas campanhas regulares, assim você evita as chances de ser confundido com um spammer.
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