A compra é, disparada, a maior já feita pelo Facebook. Em 2012, a empresa adquiriu o Instagram por US$ 1 bilhão, mas desde então pouco fez com o serviço e até hoje não conseguiu rentabilizá-lo. O valor pela compra foi de US$ 16 bilhões (R$ 38 bilhões) que será efetuado em ações e dinheiro.
A impressão que fica sobre a fusão é que a rede social comprou o serviço para tirá-lo do mercado. Sendo o Facebook, o WhatsApp tem 450 milhões de usuários, está a caminho de alcançar 1 bilhão de usuários e concorre diretamente com o Facebook Messenger.
Para Mark Zuckerberg, a compra do WhatsApp é mais que estratégica: "nos próximos anos, vamos trabalhar para ajudar o WhatsApp a crescer e conectar o mundo todo", escreveu em seu perfil. A iniciativa tem a pretensiosa meta de ajudar a conectar 5 bilhões de pessoas que ainda não fazem parte do mundo virtual, e conta com o apoio de várias outras empresas e entidades ligadas ao mundo da tecnologia.