O Facebook lançou o Audience Insights, já disponível no Ads Manager nos EUA e ainda, mas dentro de alguns meses estará em outros países. A ferramenta permite que os anunciantes coletem percepções sobre seu público-alvo.
A ideia é oferecer às marcas tendências sobre seus atuais ou potenciais consumidores, a ferramenta vai evoluindo cada dia mais. E diante das informações recebidas, elas podem adaptar suas mensagens de marketing de acordo com o que a ferramenta revelar.
A ferramenta dá insights sobre os usuários nas seguintes categorias:
1)Demografia: idade e sexo, estilo de vida, escolaridade, estado de relacionamento, trabalho e o tamanho da família.
2)Curtidas na página: o “Pages” mostra os diferentes interesses que as pessoas curtam a página, por categorias como esportes ou vestuário das mulheres.
3)Localização e Linguagem: Onde as pessoas vivem e as línguas que falam.
4)Facebook Utilização: Com qual freqüência as pessoas de seu interesse fazem login no Facebook, e que os dispositivos que utilizam.
5)Atividade de Compra: O comportamento de compra de diferentes métodos (on-line vs offline).
Esses dados podem ser acessados de 3 diferentes segmentos: o público geral da plataforma, os usuários conectados a uma página ou evento específico e os atuais clientes dos anunciantes. A plataforma afirma que os insights que as informações confidencias sobre as pessoas é segura.
Exemplo de como a ferramenta pode ser usada: uma marca de moda de luxo feminina quer aumentar o brading da sua marca. O comerciante pode usar o Insights Público para encontrar quantas pessoas no Facebook vivem perto destas lojas, bem como seus interesses, seu comportamento de compra passado, e como eles tendem a fazer compras (online vs offline). E o legal é que a ferramenta pode proporcionar tudo isso de forma agregada e anônima.
O Facebook acredita que isso deve estimular os anunciantes, mas sabem que existe a preocupação dos usuários de que o Facebook disponibilize ou revele suas informações pessoais.