é muito comum os empreendedores ficarem em dúvida sobre qual rede social seu negócio deve estar presente. Por mais que para muitos isso pareça um bicho de sete cabeças, não há muito segredo.
Cada rede social tem seu estilo, suas limitações e regras. É importante saber que não há a necessidade de estar em todas, e sim naquelas que seu público mais participa, e, com isso, trabalhar na produção de conteúdo de acordo com seu perfil-alvo da rede. É necessário que haja uma frequência de postagens nas páginas do seu negócio, pois seus consumidores criam uma perspectiva sobre os conteúdos, e caso a página seja pouco atualizada, pode haver uma certa decepção, o que denota uma imagem ruim para a empresa.
Uma questão que precisa ser levada em conta é o modismo. A maior parte dos brasileiros estão no Facebook; não há dúvidas que essa seja a rede social do momento. Porém, será que as pessoas irão curtir a sua página? Como em qualquer planejamento da sua marca, é necessário que você entenda a necessidade do seu consumidor.
Dica importante: estabelecer o objetivo da presença digital. Os objetivos podem ser comerciais, marketing, vendas, relacionamento, responsabilidade social, sustentabilidade, fortalecimento de marca, entre outros. Nas redes sociais, você não precisa apenas falar do seu produto ou serviço. Dependendo do caso, você pode buscar um conteúdo relacionado ao consumidor, como seus hábitos, estilo de vida, gostos e costumes.
Como já foi dito, é necessário planejamento e definição de objetivos nas redes sociais. A presença digital requer acompanhamento para atingir as metas, pois não pode atrapalhar os objetivos comerciais.