Alguns especialistas acreditam que a maior parte do seu
sucesso não vem só através de seus conhecimentos, mas sim de seus contatos. E
sabendo da máxima “a primeira impressão é a que fica”, coletamos algumas dicas
de como impressionar rapidamente pessoas que você acabou de conhecer. Elas
podem ser extremamente úteis em uma entrevista de emprego ou em um primeiro
encontro:
1. Não se intimide
Os primeiros segundos de um primeiro encontro são marcados
por reações instintivas - muita gente entra em um modo apelidado de 'luta ou
fuga' ou 'fica na defensiva'. Mas são nestes primeiros momentos que fazemos
avaliações imediatas inconscientes da outra pessoa (afinal, também estamos na
defensiva) e elas variam de acordo com a segurança que sentimos. Esteja
consciente de seus sinais e certifique-se de não parecer assustador ou
assustado.
2. Respeite os limites
Preste atenção no espaço pessoal e respeite os limites dos
outros. Em caso de dúvida, siga as pistas que a outra pessoa der: se ela se
inclinar, você se inclina, e assim sucessivamente. Lembre-se que os conceitos
de espaço pessoal variam de acordo com cada pessoa.
3. Cumpra as expectativas
Você já conheceu alguém pela internet e, quando finalmente
encontrou a pessoa, ficou completamente decepcionado? Em época de Tinder essa
situação é extremamente comum. E, às vezes, a pessoa pode até ser bacana - mas
é tão diferente do que deixou passar por mensagens que a decepção é inevitável.
Evite causar o mesmo tipo de sensação deixando clara, desde o primeiro contato,
qual é a sua personalidade e seguindo com ela no primeiro encontro. Ou no caso
de uma entrevista de trabalho, não invente uma persona que não condiz com você:
são poucas as pessoas que conseguem interpretar papéis com sucesso em situações
como essa e as chances de que os entrevistadores percebam que você está sendo
falso são grandes.
4. Seja positivo
Sorrir, manter contato visual... tudo isso parece óbvio.
Mas, garantimos, funciona. Na hora de explicar situações ou contar histórias,
mostre bons sentimentos como gratidão em vez de ressaltar como você ficou
frustrado/irritado. Crie imagens positivas - e elas serão associadas com você.
5. Gerencie seu humor
As pessoas são atraídas pelo humor, entusiasmo e confiança
mais do que raiva, arrogância e impaciência, isso é óbvio. Mas você sabia que,
ao projetar a positividade da qual falamos no tópico anterior, você consegue
alterar o próprio humor? Digamos que você esteja nervoso e tente projetar calma
- ao fazer isso, são grandes as chances de que seu coração desacelere e que
você consiga se manter mais relaxado.
6. Esteja em sintonia
Certifique-se de que suas palavras, tom de voz e linguagem
corporal estão todos dizendo a mesma coisa. Não adianta sorrir e se mostrar um
cara calmo se a sua perna está tremendo sob a mesa. Mensagens misturadas podem
confundir e fazer você perder a credibilidade.
7. Seja curioso
Dê abertura para a outra pessoa falar também, se mostre
curioso e faça perguntas. Esteja interessado: as pessoas gostam de se sentir
importantes. E, convenhamos, em uma entrevista de emprego ou em um encontro,
uma conversa é muito mais agradável do que uma sessão de perguntas e respostas.
8. Pense sobre você
Ok, não estamos dizendo pra você ter um texto decorado.
"Meu nome é fulano, tenho X anos, trabalho com Y...", mas ter alguns
tópicos importantes sobre a sua vida memorizados pode ser um diferencial
naquele primeiro momento constrangedor do encontro/entrevista. Fale sobre o que
você está fazendo da sua vida, o significado que isso tem para você e a
diferença que aquele encontro/entrevista pode fazer. De novo, não de forma
ensaiada. Pense nisso não como um discurso de vendas (no qual o produto é você),
mas como uma mini-apresentação envolvente.
9. Faça valer a pena
Trate cada contato que você faz como se fosse a coisa mais
importante que você já fez - mesmo um encontro que não deu lá muito certo. Ok,
ele não vai render em um namoro - mas educação nunca é demais. Vai que você
encontra essa pessoa na próxima empresa em que for trabalhar?
Fonte: Revista Galileu