Marketing Digital

As tendências do marketing digital em 2016 envolvem basicamente a interatividade de conteúdo e um relacionamento ainda mais próximo das marcas com os consumidores. Mais focado nos dispositivos móveis que dominam as estratégias de marketing e as plataformas de tecnologia.

Integração entre Apps, e-commerce e redes sociais

Se o digital já vem com tudo em 2016 será o ano da integração. Mas, melhor e mais comuns ainda serão integrações entre apps, e-commerces e plataformas sociais. Por exemplo, muitas redes sociais já estão imputando funcionalidades de e-commerce: o "Compre agora" do Instagram e os pins "compráveis" do Pinterest, são apenas o começo.

A grande briga dos profissionais de comunicação é convencer as pessoas comprarem pelas redes sociais, pois eles ainda tem a visão que serve apenas para relacionamento. Mas com o móvel, o social e o e-commerce se integrando, muitas possibilidades se abrem.

Gestão de conteúdo, de tudo e em tudo

Segundo a Gartner Research, até 2020, 25 bilhões de dispositivos vão gerar dados sobre quase todos os temas imagináveis. Isso é, em partes iguais, oportunidades e desafios. Haverá uma grande quantidade de dados, mas dar sentido a eles será o diferencial. As empresas que aproveitarem o poder proveniente desse mar de informações irão ultrapassar os concorrentes no processo.

Mobile: a dominação sobre o desktop

2015 foi um grande ano para o mobile – não apenas porque o Google anunciou que o tráfego móvel finalmente ultrapassou o tráfego de desktop em 10 países diferentes -, mas foi também o ano em que lançou o "Mobilegeddon": algoritmo de atualização para eliminar progressivamente sites não otimizados para dispositivos móveis. Em 2016, muitos sinais indicam que o mobile vai definitivamente ultrapassar o desktop em volume de tráfego.

Otimização, resultados nos buscadores

Um site otimizado para mobile (site responsivo) faz maravilhas pela presença de marca. Ainda mais se o mesmo gerar conteúdo diferencial com frequência. Em 2016 será um ano crucial para as empresas se destacarem entre seus concorrentes.

Vídeo, saia na frente

Propaganda nesse formato não é nada novo. Mas em 2016 será diferente, porque o Google vai implementar publicidade em vídeo na serp. É um sinal de que os usuários estão se tornando mais receptivos a anúncios desse tipo. Se a tendência se confirmar, podemos ver mais desses aparecendo nos lugares mais inesperados. Com a posse do YouTube pelo Google, as possibilidades são praticamente ilimitadas.

Seja bem vindo!

Não é novidade, mas os estabelecimentos comerciais, empresas e afins, podem proporcionar uma visita virtual em todos os ambientes internos da sua estrutura com o Business View do Google, aumentando o engajamento da sua empresa no buscador. Esse serviço é feito por empresas cadastradas no Google e já fazem a implantação junto ao buscador em poucos dias.

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