Transmissões ao vivo já têm espaço cativo nas estratégias de grandes empresas como Starbucks, Chevrolet, Buzzfeed, Sephora e Snickers.
Esse formato de vídeo ganhou espaço nas redes sociais e vem cada vez mais para mostrar que existe alternativa de programação para além da mídia tradicional.
Hoje em dia não é mais possível pensar em uma estratégia completa de marketing sem a integração de conteúdos em vídeo.
Seja uma palestra, uma propaganda ou até mesmo uma animação, a verdade é que o seu negócio precisa estar preparado para lidar com as transformações nas demandas do público, e isso inclui um formato que permita cada vez mais interação com a persona.
Esse formato de transmissão engloba uma série de valores que fazem toda a diferença na gestão de seu público e suas mídias sociais, tais como:
Imediatismo: Uma transmissão ao vivo só existe na condição de “ao vivo” naquele instante imediato em que ela é produzida. Mesmo que um usuário tenha acesso posterior à gravação, a experiência jamais será a mesma daquela proporcionada pelo Live Vídeo.
Singularidade: Cada transmissão é única. Não adianta ensaiar e tentar reproduzir um vídeo ao vivo, isso é impossível. A interação com o público, a escolha de palavras, o contexto e tom de vozes não podem ser replicados, e é isso que as torna tão desejáveis.
Interatividade: Aqui está o ponto chave da transmissão ao vivo. As possibilidades de interação com os seus usuários fazem com que eles entendam a importância que têm para a empresa. Não só isso, uma transmissão ao vivo abre espaço para a coleta de feedbacks em tempo real e solução de dúvidas pontuais sobre o serviço ou produto oferecido.
O que uma transmissão ao vivo realmente oferece ao público é esse contato humanizado que pode ser estabelecido em favor de sua marca.
Você pode preparar bate papos, jogos, exposição de novos produtos, bastidores, coleta de feedback, sessão de perguntas e respostas, transmissão de eventos, shows e palestras na empresa, cotidiano de seus colaboradores e tudo mais que couber nas demandas da sua persona.
Com as transmissões ao vivo o seu negócio sobe para um patamar diferenciado no que diz respeito à interatividade com o público, que só tem a ganhar desse novo canal de comunicação.
4 marcas que já usam de transmissões ao vivo no marketing
Se você ainda tem dúvidas a respeito da efetividade de uma estratégia que contemple o uso de transmissões ao vivo, é bom conferir essa lista que preparamos com 4 empresas incríveis que já uniram essa alternativa com os seus esforços no marketing digital.
Dunkin Donuts
A Dunkin Donuts é uma empresa especializada em – adivinhe – donuts. Sua sede americana tem lojas em vários estados no Brasil, e é bem conhecida pelo apelo visual de suas propagandas e produtos.
Em fevereiro de 2016 eles decidiram fazer uma live (a primeira de sua página no Facebook) mostrando a confecção de um bolo gigante de donuts.
A postagem rendeu uma média de 44 mil visualizações – não muito, se considerarmos a popularidade da marca – mas foi um buzz e tanto nas redes, o que ajudou na divulgação do nome e inspirou uma série de usuários a testar em casa a receita do bolo.
Sephora
A Sephora é uma rede mundial de cosméticos fundada na França e, para aumentar o índice de engajamento com seu público pelo Facebook, decidiu aproveitar do recurso de Live Vídeo para promover uma sessão de perguntas e respostas.
Para essa campanha, a empresa líder na área de beleza convidou especialistas do mercado para responder às perguntas dos espectadores durante 30 minutos, além de apresentar bate papos sobre tendências, cabelos e dicas de moda.
Com um clima casual, os apresentadores da Live aproveitavam para indicar produtos da própria loja para usuários que enviavam perguntas, o que colaborou – e muito – para o aumento das vendas e circulação nas suas lojas online.
Starbucks
O Starbucks foi mais uma empresa que decidiu fazer bom uso da ferramenta de Live Vídeo do Facebook.
Em 2016 a empresa, conhecida mundialmente pela rede de cafeterias que começou nos Estados Unidos, aproveitou do evento de cadastro de votantes para fazer sua primeira transmissão ao vivo, aproveitando do engajamento da comunidade para mostrar que a empresa também se preocupava com as questões cotidianas da sociedade.
A campanha ajudou na divulgação do nome Starbucks e, claro, no estreitamento das relações da marca com seu público.
Buzzfeed
Ao contrário das outras marcas aqui citadas, o Buzzfeed não tem um produto ou um serviço específico à venda. Todo o seu faturamento vem de conteúdos patrocinados e anúncios em sua página.
Em uma de suas primeiras transmissões ao vivo, a rede, especializada em conteúdo, decidiu lançar um desafio: quantos elásticos posso colocar em uma melancia antes que ela exploda?
Com essa premissa eles conseguiram mais de 800 mil espectadores para acompanhar a transmissão de aproximados 45 minutos.
Consegue imaginar esses números para sua empresa? Com 800 mil usuários ligados na sua marca, o potencial de engajamento e alcance do seu conteúdo são altíssimos!
O recurso de Live Vídeo traz infinitas possibilidades de promoção do seu negócio, e não pode ser deixado de lado na hora de montar uma boa estratégia de marketing digital.
Fonte: www. marketingdeconteudo.com