Como tangibilizar o seu e-commerce e gerar credibilidade em negócios 100% digital sem lojas físicas e como aperfeiçoar a experiência do cliente com sua plataforma.
Informações sobre o produto
A página de cada item à venda no seu comércio eletrônico deve ser pensada nos mínimos detalhes. Invista em fotografias dos produtos de diversos ângulos e em descrições completas. Sua empresa também deve desenvolver uma tabela de medidas de fácil entendimento e ainda pode listar os produtos que são similares ou complementares. Pense que essa página será o “vendedor” e deverá responder a todos os questionamentos que possam surgir.
Além disso, elabore conteúdos de apoio com informações. Entre elas, opções de entrega, formas de pagamento, regras de troca, entre outros aspectos importantes para o seu negócio. Se o consumidor ainda ficar com alguma dúvida, tenha um canal de atendimento rápido, como chat ou WhatsApp.
Excelência no atendimento
O atendimento ao cliente deve ser eficaz antes, durante e depois da compra, de forma proativa ou reativa. Muitas vezes, a imagem da marca será construída durante esses contatos pessoais. Desta forma, o bom atendimento é essencial na hora de fechar a venda e também para o consumidor voltar a comprar no seu site.
Uma embalagem bem elaborada ou discreta, de acordo com o seu mercado; um folder com informações relevantes; um agradecimento pela compra. Tudo isso faz parte do processo de atendimento e de tangibilidade da marca. Também é possível estimular os sentidos. Quem sabe você não desenvolve uma fragrância especial e envia as caixinhas com um aroma personalizado?
Depoimentos de seus clientes pós vendas é primordial
Não basta ter bons produtos e atender bem. Deve-se criar um ambiente no qual seus clientes se sintam completamente satisfeitos. Apesar de sermos capazes de decidir sozinhos (sem a opinião de terceiros), observar o comportamento das outras pessoas fornece um atalho mental conveniente. E isso simplifica bastante o processo de decisão de compra.
Desta forma, a prova social demonstra a opinião de indivíduos reais sobre o consumo ou a utilização de determinado produto. Pode ser um depoimento de um cliente, demonstração de satisfação nas redes sociais, entre outras coisas. Até o número de seguidores e de curtidas pode ser considerado como prova social. A fórmula é simples: mais interação gera mais autoridade e mais conversões. Como nem sempre é fácil que os consumidores se engajem e deixem depoimentos, a sua empresa pode oferecer algum benefício, como cupom de desconto ou brinde exclusivo.
Vídeos com os membros da equipe passa credibilidade
A mensagem transmitida por vídeo é atraente. Nela, é possível entregar conteúdo rico em um curto período de tempo, ajudando a envolver o usuário com a sua marca. Quando a imagem encanta, o consumidor fica mais predisposto a caminhar em direção ao fundo do funil de vendas. Além disso, mostrar as pessoas que trabalham na empresa gera confiança e humaniza a marca.
Como parte da sua estratégia de marketing de conteúdo, os vídeos podem ser divulgados nas redes sociais e também no seu próprio site. E, sim, os vídeos trazem vantagens para o ranqueamento orgânico da página.
Fotos dos bastidores da sua operação nas redes sociais
O ser humano é curioso por natureza e mostrar os bastidores do seu e-commerce pode ser uma boa ideia para aproximar a empresa e o consumidor. Você também pode utilizar essas fotos para tirar dúvidas dos clientes sobre a embalagem de entrega, comunicar o horário de atendimento, detalhar algum atributo específico do produto ou divulgar alguma ação, como sorteio, promoção ou lançamento.
Busque em ser referência no seu setor
Vai levar algum tempo para você construir autoridade no seu setor, mas serão as pequenas ações que vão acelerar este processo. Gere conteúdo informativo e publique no seu blog e nas redes sociais. Você também pode ser colunista de algum portal relacionado à sua área de atuação. Além de ser um excelente canal para gerar interesse da mídia, o público passa a reconhecer você.
Estamos falando de tangibilidade, uma propriedade que representa aquilo que pode ser tocado ou sentido. Representa, ainda, algo que pode ser compreendido e entendido. Utilizando essas dicas, você vai minimizar as dúvidas do seu público-alvo e aumentar a conversão do seu e-commerce de maneira gradativa e exponencial!
Fonte: por Natália Frota www.ecommercebrasil.com.br