Todo mundo tem suas cores preferidas, isso é fato. Mas já parou para pensar em até qual ponto você já foi influenciado na hora de comprar algum produto através do uso de determinada cor no produto?
A influência das cores na publicidade é inquestionável: comprovadamente, existem várias formas de convencer uma pessoa a comprar um produto, como através do som, textura, cheiro, etc. Mas o contato visual é uma das formas que mais convence uma pessoa na hora da escolha de um produto!
Apoiando o argumento, estudos apontam que 85% das pessoas consideram a cor como razão principal para comprar um produto. É surpreendente!
Grandes marcas transmitem seus valores através das cores que aplicam. E produtos vendem da mesma forma, com a atuação da psicologia das cores, área de estudo no design, que mostra como cada cor influencia na vida das pessoas.
Utilizando a cor certa para determinado produto ou serviço, é possível fazer com que você tenha muito sucesso na hora de vender. Confira abaixo o significado de cada tonalidade no âmbito da imagem publicitária:
Preto: é a cor do luxo, do poder. Usado para divulgar vários tipos de produtos luxuosos, com valor e prestígio agregados. É a tonalidade escolhida para marcas de tecnologia e joias, como Apple e Pandora.
Cinza: é uma tonalidade neutra que transmite calma aos compradores. É a cor escolhida pela Swarovski, Wikipedia e marcas do mercado automobilístico como Hyundai, Honda e outros.
Azul: traz confiança e segurança à imagem da marca no mercado. É opção de cor muito usada em bancos, companhias de seguros e imagens de redes sociais como Twiter e Facebook.
Verde: é a cor da prosperidade, do crescimento e da saúde, muito usada para marcas que desejam transparecer pacificidade, como O Boticário, Herbalife e Greenpeace.
Amarelo: uma das cores mais usadas para chamar a atenção do público, é bem jovial e é escolha para transmitir clareza e calor. Utilizada por marcas e empresas como McDonald’s, Post-it e Shell.
Vermelho: traz a sensação de excitação, muito usada para passar juventude e coragem à imagem da marca. Adotada por canais de notícias, que desejam passar urgência, como a CNN, e também opção escolhida pela Coca-Cola, Lego e Nintendo, marcas joviais.
Rosa: é a cor da criatividade, imaginação e sensibilidade. Muito usada em produtos femininos, e em marcas como GNT, Yahoo! e Victoria’s Secret.