Marketing

Quais dados devem ser priorizados na análise de métricas? Essa pergunta tira o sono de muitos profissionais de marketing. Afinal, a competição está fervendo em todos os setores do mercado e os consumidores lidam com uma enxurrada de opções e canais. Resultado: muita pressão sobre as equipes de marketing, que precisam comprovar o impacto do seu trabalho nos negócios. 

Todos lidam com desafios para definir suas métricas prioritárias. E quem atualiza sua estratégia de mensuração, levando em conta os desafios atuais, tem a chance de transformar cada conexão com o cliente em uma oportunidade de crescimento!

Profissionais de marketing que já investem em formas mais eficazes de mensuração estão obtendo grandes resultados. Em uma pesquisa recente, foi descoberto pelo Google que os 100 profissionais mais maduros – em comparação com a faixa dos 100 menos experientes – tinham quatro vezes mais chances de ultrapassar suas metas e de aumentar sua participação no mercado e sua receita.

Se você quer mensurar o marketing de forma mais confiável, mas não sabe por onde começar, aqui vão três formas simples para dar o start agora mesmo:

- Não espere pela solução perfeita
Você só vai conseguir crescer de forma sustentável, a longo prazo, se acompanhar as métricas que realmente importam para o seu negócio. Isso significa conectar resultados de marketing com objetivos de negócio.

Agora, graças às novas tecnologias de analytics, podemos cruzar métricas de marketing com os principais objetivos de uma empresa. É possível medir o impacto de canais, dispositivos e pontos de contato no crescimento do negócio como um todo, incluindo receitas e lucros.

Esse processo, no entanto, não é infalível – ainda existem lacunas. Nem sempre dá para ver o impacto imediato de certas métricas nos principais objetivos de uma empresa. Mas isso não é motivo para desânimo. Um erro comum no marketing é esperar por métricas “perfeitas” – elas não existem. Em vez de alimentar essa expectativa, use métricas de proxy ou indicadores de desempenho que atendam os objetivos do seu negócio, tais como microconversões ou visitas à sua loja.

- Avalie toda a jornada de compra
Às vezes são necessários muitos pontos de contato para estabelecer uma conexão significativa e rentável com o consumidor. Como saber o que funciona ou não? Analisando os insights de toda a jornada de compra. É importante observar todos os canais, dispositivos e pontos de contato – ou seja, não se contentar com análises isoladas.

A mensuração e as plataformas comerciais devem estar conectadas. As equipes precisam trabalhar juntas, com dados unificados sobre os públicos, e não sobre os canais. Analisar bem as métricas de marketing é essencial para tirar o máximo desses pontos de contato. Para isso, a mensuração e as plataformas comerciais devem estar conectadas, e as equipes precisam trabalhar juntas, com dados unificados sobre os públicos, e não sobre os canais.

Um exemplo? A empresa de cartões de crédito Discover colocou para rodar uma API (interface de programação de aplicações) que importa dados consistentes para sua plataforma de anúncios e soluções. Com dados claros e confiáveis, a interface otimizou as peças de cada canal. Ao analisar os resultados com base na atribuição cross-channel, o API de conversão se mostrou essencial para o crescimento do negócio em anúncios de busca, vídeo e display, e não em um único canal.

- Acione os insights
As toneladas de dados e métricas que temos à disposição podem fazer você perder o foco. Além disso, existem fatores complexos relacionados ao uso e ao consentimento dos consumidores – os sinais podem variar muito conforme cada impressão.

Ainda bem que já não precisamos lidar com isso de forma manual. A automação e o machine learning podem ajudar os profissionais de marketing a identificar, de forma rápida, insights essenciais para os objetivos de negócio, tornando a mensuração mais ágil e eficaz. Essas descobertas orientam lances, direcionamento, orçamento, mensagem e criativos. Com a automação, você pode ter certeza de que as mensagens certas estão impactando os consumidores mais valiosos – em tempo real e na escala ideal.

As equipes da empresa priorizam a experimentação, e foram esses testes que motivaram seus executivos a investir pesado em marketing.