Você já parou para refletir sobre a palavra “poder”? Sabe qual é o conceito e por que ela esta ligada com a profissão do momento: Digital influencer? Continue lendo que vamos contar tudinho para você!
De acordo com o dicionário “Poder” é a capacidade de fazer ou empreender algo e tem a mesma raiz da palavra potência. Então podemos analisar que poder está relacionado diretamente com autoridade, conhecimento, posição e relacionamento.
Agora que já entendemos um pouco do conceito da palavra poder, está na hora de conhecermos um pouco mais sobre o que são e o que fazem os profissionais que se intitulam Digital influencer.
Os Digitais influencers são pessoas que construíram uma grande reputação nas redes sociais, compartilhando e criando conteúdo de um determinado assunto, através das postagens diárias muitas pessoas acabam seguindo e se identificando muito com esses profissionais e isso acaba gerando maior engajamento, até porque os seguidores dos influencer buscam muito uma opinião sobre determinado produto ou marca, ou seja, ele age como um orientador na tomada de decisão do cliente final, com todo o seu poder ele é capaz de influencer milhões de pessoas a comprarem os produtos ou tornar conhecida sua marca.
Grandes marcas têm utilizado todo esse potencial dos Digitais influencers, pois eles estão aptos a criar tendências e incentivar seus seguidores a realização uma ação.
O mais legal desse profissional é a liberdade que a marca tem de escolher e ver os que mais poderão trazer resultados para a sua marca/empresa, assim como tudo na vida há diferença neste segmento também, para entender melhor sobre esses profissionais vamos listar a seguir os tipos de Influencers mais comuns nas redes sociais.
Mega Influenciadores: este é o tipo de perfil que tem mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, grande parte deles são pessoas que ganham a vida em offline como celebridades, esportistas, músicos, e estrelas de reality show. Embora os resultados possam ser extraordinários o custo deles também são altíssimos.
Macroinfluenciadores: um grau abaixo dos mega influenciadores, essa categoria de influenciador são os que tem em média de 400 mil a 1 milhão de seguidores, e podemos dividi-los em dois grupos.
*Celebridade nível B: são aquelas que ainda não chegaram no ápice da carreira/fama.
*Especialistas online: são aqueles que como o nome já diz são especialistas em algum tipo de conteúdo digital (este é o mais indicado para empresas)
Seus custos são mais baixos e os riscos podem ser um pouco alto, afinal é preciso investigar um pouco sobre os tipos de seguidores que esse tipo de digital influencer tem.
Microinfluenciadores: são pessoas comuns, mas que devido ao seu conhecimento em um nicho especifico se tornou bombástico nas redes sociais, este tipo de influenciador é conhecido pelo número de seguidores que é de 1.000 a 40.000 mil. Em questão de contratação os custos também podem ser mais baixos, porém é preciso pesquisar bem se eles estão dispostos a fazer uma publicidade para a marca e se o perfil se encaixa com os tipos de produtos ou serviços que sua empresa irá oferecer.
Tanto os Micros como os Macros influenciadores estão superando as grandes celebridades, pois estão a cada dia promovendo conteúdos de extrema importância para o dia a dia.
Nano influenciadores: muitas marcas não perdem tempo para olhar este tipo de influencer, porém eles são os famosos do futuro, embora tenha poucos seguidores são especialistas em algum conteúdo de forma absurda. Seus custos são um dos mais baixos, porém para alcançar uma boa visibilidade é aconselhável trabalhar com diversos nano influenciadores.
Além desses ainda contamos com os Youtubers (pessoas que são “Famosas” na plataforma do Youtube) eles fazem vídeos sobre determinados assuntos e muitos até compartilham sua rotina através de vlogs.
Os blogueiros também são considerados digitais influencers, e normalmente seu relacionamento com o público é mais ativo e autêntico.
Embora todos os canais tenham as pessoas que são digital influencer, a plataforma que tem mostrado resultados impressionantes para as empresas é o Instagram, boa parte da população mundial aderiu o Instagram como uma das melhores redes sociais.
Agora ficou ainda mais claro a relação que estes profissionais da internet têm com a palavra poder, eles influenciam seus seguidores através do poder que conquistaram a aderirem seus produtos e serviços através de uma publicidade de qualidade.
Quer saber como um digital influencer pode estar alinhado com suas estratégias de Marketing Digital? Envie uma mensagem para a Cliecom e saiba mais!