Assim como tudo na vida evolui o mesmo não seria diferente com as estratégias de Marketing, os conceitos do velho e do novo marketing tem deixado muitas pessoas se perguntando: qual é a estratégia que minha empresa está utilizando neste momento?
Conhecer a respeito desses dois tipos de estratégias é fundamental para implementar melhorias no processo de crescimento de uma empresa, estar antenado no conceito também faz parte deste processo, por isso hoje a CLIECOM resolveu esclarecer o que seria o velho e o novo marketing!
Inbound Marketing
Começaremos pelo novo marketing! O principal objetivo dessa estratégia é atrair e fidelizar clientes, afinal, que empresa não gostaria de ter clientes fidelizados? É muito bom poder contar com aqueles clientes que sempre voltam e ainda indicam a sua empresa.
A ideia aqui é bem simples: você não precisa ir atrás do cliente e sim fazer com que ele venha atrás de você através de conteúdos de qualidade, com copy e estratégias de SEO que são fundamentais e que conversem com esse cliente. Mas antes de tudo é preciso entender muito bem quem é realmente este cliente, está persona, qual é a sua dor? Ao entender esses fundamentos você irá conseguir divulgar seu produto de forma que este cliente enxergue o que você vende como uma solução para a dor (problema) que ele sente naquele momento.
Todo este caminho do conhecimento do cliente, da sua dor até que seu produto realmente seja comprado é chamado de funil de vendas, esse funil guiará você para entender qual etapa esse possível cliente está, por isso uma boa estratégia de conteúdo é essencial para que ele vire um LEAD e em conjunto com o conteúdo entrará também formulários e landing pages que irão ser uma ponte de canais de conversão.
Com esses Leads obtidos através dos canais de conversão você já poderá criar um relacionamento com o cliente através de e-mail marketing por exemplo, mais uma estratégia excelente para muni-lo com informações sobre o produto e fazê-lo enxergar que a sua dor/problema pode ser solucionado com os produtos que sua empresa vende.
Algumas vantagens do Inbound Marketing são:
● Comunicação interativa e bidirecional;
● Os clientes te encontram nas principais ferramentas utilizadas hoje: mídias pagas, redes sociais e página do Google;
● Fornece valor;
● Visa entender e educar o cliente.
Outbound Marketing
Chegamos ao velho e tradicional Marketing!
Diferente do Inbound Marketing o velho marketing busca ir ativamente atrás do cliente, a própria empresa o busca oferecendo seus produtos e serviços, este tipo de estratégia foi e ainda é bastante utilizada por algumas marcas visto que ela se concentra em propagandas de TV, rádio, jornais, outdoor e outros.
No Outbound você também tem a oportunidade de aparecer nas mídias digitais, mas corre um grande perigo de desaparecer de uma hora para outra a partir do momento em que cortar os gastos com anúncios pagos no digital.
Embora ainda seja eficaz o seu uso, ele traz um certo desconforto ao cliente, pois é frequente a sensação de que a empresa está empurrando um produto para que o mesmo efetue a compra, o interesse é apenas vender e não educar e fazer com o que o cliente entenda o porque precisa daquele produto em sua vida.
Conheça alguns pontos específicos no Outbound:
● A comunicação é de sentido único;
● Os clientes são procurados via: tv, rádio, jornais, revistas, folhetos, ligações entre outros;
● Fornece pouco ou nenhum valor;
● Raramente procura entreter ou educar.
Chegando neste ponto já é possível perceber a diferença que ambos possuem.
Será mesmo que vale a pena continuar com o antigo marketing e forçar o cliente a comprar um produto do qual ele mesmo não sabe se é necessário?
Já pensou que o Inbound o novo marketing é a estratégia que tende a mudar como os clientes se relacionam com sua marca? Através dele você interage, educa e acompanha o passo a passo do cliente no funil de vendas até que o mesmo se converta, e essa conversão será através de conteúdos de qualidade, explicação e é claro um excelente atendimento.
Parou para analisar que nesta duas estratégias há dois tipos de clientes? O cliente que realiza a compra de modo forçado, o mesmo nunca mais voltará a comprar e nem indicará. Diferente do que é educado com os conteúdos de qualidade, que compreende o porquê é importante, esse com certeza será fidelizado e ainda indicará sua marca para outros.
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