Loja Virtual / E-commerce

Um dos negócios mais promissores na internet, é a venda de produtos, com a popularização das plataformas prontas de e-commerce com baixo custo, é possível ter uma loja virtual em um curto espaço de tempo e com pouco investimento. 
Para isso, nós vamos ajudar você a planejar o seu próprio e-commerce

Plano de negócios
O primeiro passo é desenvolver um plano de negócios, destacamos alguns pontos que devem fazer parte do plano:
- Analisar o mercado inteiro, quem são os competidores online e mesmo offline;
- Identificar o preço dos produtos oferecidos pelos concorrentes e assim estimar um ticket médio de vendas;
- Projetar a margem de lucro líquida, já descontando todos os impostos;
- Concentrar maior parte da verba em marketing, ao invés de tecnologia, utilizando assim plataformas prontas de e-commerce;

Análise do mercado
Como parte do planejamento, é fundamental entender o macro e micro ambiente nos quais a empresa estará inserida, monitorando as tendências dos setores que mais vendem pela web, verificando quem são as empresas já estabelecidas no mercado e qual é a participação de cada uma delas, mix de produtos, políticas de preço, logística de entrega e os diferencias que apresentam. 

Defina o seu público-alvo
Entender o perfil dos seus clientes e quais ações pode ser realizado para melhorar os resultados, é fundamental para obtenção de boas taxas de conversão em vendas. Conhecer o seu consumidor, suas aspirações e, principalmente, os seus hábitos de navegação na internet, ajudarão em suas campanhas de marketing e a chance de obter maior satisfação junto aos seus clientes. 

Portfólio de produtos
Definir quais marcas e produtos será vendido no site são fatores importantes para o sucesso. É importante oferecer o máximo de informações sobre a sua loja e também sobre os produtos anunciados para os consumidores, a fim de evitar que eles saiam do ambiente da loja para procurar detalhes do produto em buscadores, mídias sociais ou mesmo em sites de reclamações.

Operações
O fato de uma loja online não necessitar de vendedores, espaço físico para atender os clientes ou mesmo um estoque distribuído, não isenta a necessidade de uma excelência operacional, ter um estoque integrado com o e-commerce, entregar produtos no prazo prometido e fazer um bom atendimento no pós-venda são pontos importantes para que a loja obtenha sucesso.

Ações de crescimento
Uma vez estabelecido o seu e-commerce, além de sempre manter inovações constantes, é necessário o acompanhamento constante de métricas para garantir um crescimento a médio e longo prazo. Uma pequena variação em uma das três métricas representadas abaixo pode significar um acréscimo ou perda de milhões no faturamento do negócio.
 
Audiência
De acordo com estudos do IBOPE e-commerce, existe uma grande relação entre a quantidade de visitantes de uma loja online com o volume de vendas realizado, porém fatores como a qualidade dos usuários e a usabilidade do site são fundamentais para que a audiência possa ser convertida em vendas. Assim, conhecer melhor o comportamento do consumidor da sua loja em relação ao mercado, é fator chave para o crescimento de um site de comércio eletrônico.

Taxa de Conversão
Existem diversos sites de comércio eletrônico que vendem linhas de produtos semelhantes, por exemplo, a venda de livros, porém a taxa de conversão de cada um deles será o grande diferencial de sucesso de alguns em relação ao fracasso de outros. Com o objetivo de melhorar a taxa de conversão do site e se manter competitivo no mercado, é importante entender o percentual de pessoas que compram em relação à audiência total do site, quantidade de visitas, origem do tráfego, produtos mais procurados e comprados na loja, custo de frete, marcas que mais vendem e etc.

Volume ou Preço
Sem considerar variáveis secundárias, podemos resumir que o crescimento de um site de comércio eletrônico se concentra em duas variáveis principais: baixar o preço de produtos em relação à concorrência e, consequentemente, gerar um aumento do volume de vendas ou aumentar o ticket médio para obtenção de margens maiores sobre cada pedido realizado no site. Assim, a análise do comportamento do consumidor e das empresas concorrentes pode ajudar nas definições estratégicas e no crescimento do faturamento de varejistas online.


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