Em lojas virtuais não há necessidade da presença física nem do comprador, nem do vendedor; não necessitam do manuseio de papel moeda e, tampouco, necessitam da mercadoria no momento da transação. Nas lojas virtuais, a relação ocorre entre um comprador e um sistema hospedado em um computador localizado em qualquer lugar do planeta.
Após a construção, você deve traçar uma estratégia visando o aumentar o numero de visitas a taxas de conversões entre esses visitantes, consequentemente, a venda de seus produtos aumentara também, lembrando que um processo de aumento de vendas de um e-commerce é similar a uma loja física.
Para aumentar essa taxa você deve oferecer ao visitante do seu e-commerce uma experiência agradável de navegação, produtos disponibilizados com boas fotos, recomendar os melhores produtos que são adequados as preferências de cada cliente e, sobretudo, estabelecer um bom pós-venda.
Confira nossas 10 dicas para sua loja virtual vender mais...
1. Pós-venda
A maioria dos clientes de e-commerce faz somente uma compra virtual, empresas que investem no pós-venda no comercio eletrônico tendem a ter clientes fiéis e frequentes, isso porque se estabelece uma comodidade através da compra online, que possibilita a aquisição de produtos sem ter que deixar a tranquilidade de casa.
2. Fidelizando clientes
Assim que a experiência de entrega e pós-venda sejam de qualidade para o cliente, você conquistará mais clientes, porem esses clientes será denominado de “clientes baratos”, pois uma vez acessado sua loja, ele passará a entrar pelo endereço eletrônico ou invés de clicar em um link pago.
Além disso, você tem a possibilidade de enviar e-mails para ele oferecendo exatamente o que ele gosta e se o hábito de compra inclui produtos recorrentes, você poderá saber quando o produto está acabando e oferecer a reposição.
Já para a divulgação, você deve investir no Marketing de Ecommerce veja algumas opções importantes:
3. Paid Search (links patrocinados)
Permite a compra de palavras-chave em sites de buscas, ou seja, se você vende bolsas femininas você poderá comprar a palavra “bolsas-femininas” para redirecionar os resultados dessa busca para o seu site.
4. E-mail Marketing
Você também pode utilizar o chamado E-mail Marketing, onde é disparadas campanhas por e-mail para os seus clientes e desenvolvendo estratégias cada vez mais personalizadas de indicação de compra.
5. Redes Sociais
Também é importante criar e desenvolver o relacionamento com os seus clientes através das Redes Sociais, como Facebook e Twitter, para aumentar e divulgar a sua marca e seus produtos para os seus clientes.
6. SEO
Esse é um procedimento a médio e longo prazo, que demora de 6 a 9 meses para surtir resultado. Sugerimos que os lojistas busquem consultoria de empresas especializadas em SEO. Descubra mais sobre como ter sua Loja Virtual no Google.
Uma excelente opção para obter mais visitas de busca orgânica e com isso aumentar as vendas é trabalhar com Magento e SEO em conjunto, uma vez que a plataforma do Magento é uma das mais poderosas para otimização.
7. Boas fotos de produtos
Possuir boas fotos de produtos no e-commerce é fundamental para o cliente poder conhecer o seu produto e decidir-se por comprá-lo. Para tanto, é indispensável que sejam profissionais e contem com um bom tratamento, porque como a imagem dos produtos é um critério de decisão no momento da compra.
8. Recomendar os produtos certos.
Ou seja, indicar para a compra os melhores produtos relativos à preferência do cliente.
9. Utilizar o sistema de Recuperação de Carrinho
Através desse sistema e com acesso aos dados do usuário, você pode descobrir o motivo pelo qual a compra não foi convertida, entrando em contato com o cliente que chega até o final do processo de compra, coloca um produto no carrinho e acaba não convertendo.
10. Aproveitar cada oportunidade
Na verdade, o comércio eletrônico é uma poderosa ferramenta e uma grande oportunidade de negócios. Contudo, requer dedicação, muito trabalho e investimento.
Atualmente, o Brasil tem quase 80 milhões de usuários de Internet, dos quais 14% compram efetuam compra online e em um cenário muito próximo no comércio eletrônico nacional, todos os outros usuários que ainda não realizaram uma compra em e-commerce, irão realizar.
Sendo assim, se você encontrar o seu nicho de mercado, desenvolver um bom planejamento de vendas e possuir uma plataforma adequada, você terá uma loja virtual de sucesso.
E ai, gostou? Quer ter uma loja virtual? Entre em contato conosco e faça um orçamento que nós o retornamos imediatamente!