Certamente
você já deve ter visto em algum lugar, cada vez mais presente em ações de
marketing, os QR Codes ainda se parecem mais com um enigma do que com um meio
de transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis.
Mas
o que é, afinal, um QR Code?
É
um código de barras em 2D que pode ser escaner pela maioria dos aparelhos
celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa
a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao
conteúdo publicado em algum site.
Inicialmente
criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças na
indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones
celulares através da câmera fotográfica e estão estão sendo usadas em
muitas revistas, campanhas publicitárias e até em games.
Para criar o seu próprio QR Code, existem programas que podem ser instalados no PC ou podem ser gerados por serviços gratuitos disponibilizados em sites. e também é possível criar um QR Code personalizado, assim a imagem pode ser baixada ou ter o seu link disponibilizado para ser publicado em sites e blogs.
Para
que o código possa ser escaneado, é preciso contar com um aparelho celular que
possua câmera digital e um software de leitura para QR Code, pois existem
situações que necessitem visualizar o conteúdo em algum site, o aparelho
celular deverá contar também com funcionalidade de navegação e com um plano de
dados.
O
procedimento de leitura é simples, execute o aplicativo instalado
no seu celular, posicione a câmera digital de maneira que o código seja
escaneado, em instantes, o programa irá exibir o conteúdo decodificado ou irá
redirecioná-lo para o site do link que estava no código.
Vale
salientar que, em situações que necessitem visualizar o conteúdo em algum site,
o aparelho celular deverá contar também com funcionalidade de navegação e com
um plano de dados.