Rede Social

O Facebook anunciou, em evento realizado na sede da empresa na Califórnia (EUA), uma nova versão de sua ferramenta de busca. Ela permitirá pesquisar informações mais detalhadas sobre os usuários da rede social. Ao escrever na busca uma pergunta como “Quais dos meus amigos moram em São Paulo e estudam na Universidade de São Paulo?”, a rede social mostrará todos os amigos que compartilharam essas informações em seu perfil.

A nova busca, chamada busca social, começa a funcionar de forma gradual na versão em inglês do Facebook. A empresa não anunciou quando a nova busca, ainda em versão de testes, será expandida para outros idiomas, como o português. É possível se cadastrar na lista de espera por meio do site oficial para ter acesso à nova busca, quando ela estiver disponível em outros idiomas.

Para acomodar a nova busca, o Facebook fará uma mudança no design da barra superior do site: os usuários encontrarão o logotipo da rede social do lado esquerdo e o campo para buscas ao longo da página; os ícones de notificações, mensagens e solicitações de amizade agora aparecerão do lado direito.

Segundo o Facebook, a busca social é diferente da busca na web porque a busca da web usa um grupo de palavras-chave para mostrar os melhores resultados possíveis.

No caso da busca social, o usuário pode usar uma frase simples, como “meus amigos que moram no Rio de Janeiro e gostam de samba”, para ver o grupo de pessoas, locais, fotos e outros conteúdos compartilhados por meio do Facebook. A nova busca não permite acesso a mais informações do que a busca atual, apenas facilita a elaboração de perguntas mais específicas.

A nova versão da ferramenta de busca aumenta a concorrência do Facebook com o Google, já que também permitirá pesquisar informações sobre locais. Os internautas poderão pesquisar restaurantes e outros pontos de interesse em determinada cidade e os resultados mostrarão as páginas dos locais no Facebook, considerando os locais mais curtidos pelos amigos ou onde há o maior número de check-ins.

Nesta primeira fase, a busca social do Facebook permitirá que os usuários façam buscas relacionadas a pessoas, fotos, locais e interesses. Veja abaixo algumas das solicitações de busca possíveis:

Pessoas: “Amigos que moram no Rio de Janeiro”, “Pessoas da minha cidade que curtem caminhadas”, “Pessoas que curtem as coisas que eu curto”, “Pessoas que curtem tênis e moram nas imediações”;

Fotos: “Fotos que eu gosto”, “Fotos dos meus amigos anteriores a 2005″, “Fotos do Cristo Redentor”;

Locais: “Restaurantes em San Francisco”, “Cidades visitadas pela minha família”, “Pontos turísticos em Nova York visitados pelos meus amigos”, “Países que meus amigos visitaram”;

Interesses: “Músicas que meus amigos curtem”, “Jogos de estratégia que os amigos dos meus amigos jogam”, “Filmes que pessoas que trabalham como diretores de filmes gostam”.

Privacidade
Segundo o Facebook, a nova busca segue padrões rígidos de privacidade, já que o usuário só aparece entre os resultados de qualquer usuário se o seu perfil estiver definido como público. Caso o perfil esteja disponível apenas para amigos, somente os internautas que fazem parte do mesmo grupo de amigos poderão ver informações daquele usuário entre os resultados.

Parceria com Bing
O Facebook também anunciou durante o evento que a busca social apresentará resultados da web, em uma parceria com a ferramenta de busca Bing, da Microsoft. Com isso, ao pesquisar sobre um tipo de restaurante, por exemplo, se não existirem páginas correspondentes dentro do Facebook, a busca exibirá os principais resultados para a solicitação de busca na web.

De acordo com o Facebook, a integração também prevê que algumas informações sociais aparecem associadas a resultados de busca na web mostrados no site do Bing. O Facebook e o Bing já possuem uma parceria desde outubro de 2010 para integrar informações da rede social entre os resultados da ferramenta de busca.

E ai, o Facebook será o novo concorrente do Google